Em pouco tempo, Engenhão já foi palco de grandes partidas
Inaugurado em 30 de junho de 2007, o Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão, está fechado por tempo indeterminado. Em uma entrevista coletiva, na noite da última terça-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o problema do estádio é estrutural e que o órgão assumirá a responsabilidade.
De propriedade pública, o Engenhão é arrendado pelo Botafogo, que o administra desde o ano de sua fundação. A interdição ocorre poucos dias depois da renovação de contrato de Flamengo e Fluminense para seguir utilizando o local para mandar suas partidas. A dupla Fla-Flu teve que recorrer ao estádio após o fechamento do Maracanã, em maio de 2010, para a realização de obras para a Copa do Mundo 2014. Com isso, o Engenhão tornou-se o grande palco do futebol carioca.
JOGOS MARCANTES:
BOTAFOGO:
A primeira partida: Fluminense 1 x 2 Botafogo - 30/06/2007
No jogo de inauguração do Engenhão, o Botafogo derrotou o Fluminense por 2 a 1, de virada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o atacante Alex Dias, do Fluminense, marcou o primeiro gol do estádio. Logo no início do segundo tempo, aos seis minutos, o artilheiro dos gols bonitos, Dodô, deixou tudo igual para o Glorioso. Quando a partida já se encaminhava para seu fim, aos 33 minutos da segunda etapa, Dodô apareceu de novo para marcar e deixar o Botafogo com a primeira vitória do Engenhão. Até hoje, essa foi a partida de maior público do estádio, com 43.810 pessoas presentes.
A reinauguração: Botafogo 1 x 0 River Plate - 19/09/2007
Em sua primeira partida como administrador do estádio, o Botafogo venceu o River Plate-ARG, por 1 a 0, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2007. O gol da vitória foi marcado pelo lateral Joílson aos 44 minutos do primeiro tempo, com um chute de fora da área que encobriu o goleiro Carrizo. Os 39.500 botafoguense presentes fizeram a festa com a canção "E Ninguém Cala", que começou a ser cantada efetivamente neste dia.
Bom retrospecto mantido: Vasco 0 x 1 Botafogo - 10/03/2013
Na última decisão do Engenhão, o Botafogo derrotou o Vasco por 1 a 0, foi campeão da Taça Guanabara 2013 e manteve o bom retrospecto em finais contra o rival. Ao Cruz-Maltino, bastava o empate para sair com o título. Com isso, o Botafogo partiu para cima do Vasco, mas não conseguia furar a retranca adversária. Até que, aos 34 minutos do segundo tempo, o zagueiro Bolívar recebeu cruzamento na área e tocou para Lucas. O lateral chegou na entrada da defesa vascaína e chutou firme, no fundo do gol de Alessandro, e marcou o gol do título. O público de 32.770 pagantes foi o maior em estádios cariocas no ano de 2013.
FLAMENGO:
Título invicto: Vasco 0 x 0 Flamengo (Pênaltis - 1x3) - 01/05/2011
Na final da Taça Rio de 2013, o Flamengo derrotou o Vasco, por 3 a 1 nos pênaltis, e conquistou de forma invicta o título de Campeonato Carioca. Após um 0 a 0 sem muitas chances reais de gol no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. No momento mais emocionante do confronto, o Vasco mostrou nervosismo e perdeu três de quatro cobranças. O Flamengo errou apenas uma e coube ao meia Thiago Neves fazer a cobrança que valeu o título. O público foi de 39.029 pessoas.
A despedida de Petkovic: Flamengo 1 x 1 Corinthians - 05/06/2011
No jogo que marcou a despedida do meia Petkovic do futebol, Flamengo e Corinthians empataram em 1 a 1 pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Seria apenas mais um jogo comum pelo Campeonato Brasileiro. Mas o sérvio Dejan Petkovic estava escalado para a partida. Um dos maiores ídolos da torcida Rubro-Negra estava fazendo seu último jogo como jogador de futebol. O Corinthians abriu o placar com Willian aos 18 minutos do primeiro tempo e Renato Abreu deixou tudo igual aos 40. O camisa 43 jogou apenas o primeiro tempo do jogo e não marcou. Porém, o que ficou na memória dos mais de 42.000 torcedores presentes foi a volta olímpica emocionada do ídolo sob os gritos de "fica" entoados nas arquibancadas.
O reencontro com Ronaldinho: Flamengo 2 x 1 Atlético-MG - 26/09/2012
Na partida que marcou o reencontro da torcida Rubro-Negra com Ronaldinho, o Flamengo derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Os cerca de 39 mil flamenguistas presentes tinham todas as atenções voltadas para Ronaldinho Gaúcho, que havia deixado o Flamengo há alguns meses. A cada vez que ele tocava na bola, milhares de apitos ecoavam pelo Engenhão. Em noite de pouca inspiração, R10 pouco pode fazer para ajudar sua equipe. Aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante Vagner Love marcou um belo gol e deixou o Flamengo em vantagem. Na volta para o segundo tempo, o Galo voltou pressionando o Flamengo e conseguiu empatar, com Jô, logo aos dois minutos. Porém, nove minutos depois, Liédson marcou o gol da vitória Rubro-Negra. No final da partida, a torcida do Flamengo ironizou bastante o meia.
Fluminense:
Campeão após 26 anos: Fluminense 1 x 0 Guarani - 05/12/2010
Na 38º rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, o Fluminense derrotou o Guarani por 1 a 0 se sagrou-se Campeão Brasileiro após 26 anos de sua última conquista. Apesar de liderar a competição em 23 das 38 rodadas, o Fluminense chegou na última partida do Brasileirão sem o título. O adversário era o já rebaixado Guarani, mas mesmo assim, o clima de nervosismo imperava sobre os 40.905 tricolores presentes no Engenhão. Jogando em casa e com o apoio da torcida, o Fluminense foi para cima do Guarani, mas não conseguiu marcar no primeiro tempo. Aos 16 minutos da segunda etapa, Carlinhos cruzou, Washington disputou e o atacante Emerson, de pé esquerdo, chutou forte para fazer a 1 a 0. Antes de entrar, a bola passou entre as pernas do zagueiro e do goleiro adversário. Fim do jejum Tricolor.
Fla-Flu do centerário: Fluminense 1 x 0 Flamengo - 08/07/2012
Um dos clássicos mais conhecidos do futebol mundial, o tradicionalíssimo Fla-Flu, comemou 100 anos no gramado do Engenhão. Na ocasião, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0 em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Os mais de 32 mil torcedores presentes no Engenhão não viram um jogo de muita emoção, mas viram o atacante Fred marcar um lindo gol de voleio logo aos 10 minutos de jogo e dar a vitória ao Tricolor.
A entrega da Taça: Fluminense 0 x 2 Cruzeiro - 18/11/2012
Após incontestável campanha, o Fluminense bateu o Palmeiras por 3 a 2, no estádio de Presidente Prudente, e conquistou o título do Campeonato Brasileiro 2012. Como a equipe conquistou o título fora de casa, poucos torcedores poderam comemorar com o time. Então, a diretoria do Tricolor conseguiu com que a CBF entregasse a taça de campeão para o time em sua próxima partida, na 36ª rodada da competição. Na ocasião, o Fluminense foi derrotado por 2 a 0 para o Cruzeiro, porém, o placar pouco importou para os cerca de 30 mil torcedores, que comemoraram bastante o quatro título de campeão brasileiro do Tricolor das Laranjeiras.
Vasco:
Massacre cruz-maltino: Botafogo 0 x 6 Vasco - 24/01/2010
Pela terceira rodada da Taça Guanabara de 2010, o Vasco derrotou o Botafogo por 6 a 0 no Engenhão em jogo que marcou o reencontro do atacante Dodô com a torcida botafoguense. Após uma polêmica envolvendo dopping, o atacante Dodô deixou o Botafogo e meses depois acertou sua transferência para o Vasco. E no jogo que marcou seu reencontro com a torcida Alvinegra, que pegou no seu pé antes do início da partida, o artilheiro marcou três vezes e participou de outros dois gols na goleada de 6 a 0 do Cruz-Maltino sobre o Glorioso. No final da partida, os torcedores vascaínos, que eram maioria dos 25.052 presentes, festejaram a vitória com o grito: "O campeão voltou", fazendo referência a volta do Gigante da Colina para a Série A do Brasileirão, que havia sido concretizada no mês anterior.
Vitória no último minuto: Fluminense 1 x 2 Vasco - 27/11/2011
Com um público de 34.132 presentes, o Vasco derrotou o Fluminense pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 e se manteve vivo na luta pelo título de campeão. Quando Alecsandro marcou aos 31 minutos do primeiro tempo, os vascaínos começaram a acreditar na vitória. Porém, sete minutos depois, Fred deixou tudo igual. Com isso, o Cruz-Maltino tinha pouco mais de sete minutos para fazer um gol e evitar o título antecipado do Corinthians. E conseguiu com Bernardo, aos 45 minutos do segundo tempo. Após marcar o gol, o meia parecia não acreditar e caiu no choro próximo a torcida do Vasco. Com a vitória por 2 a 1, o clube de São Januário foi para a última rodada com chances de título.
Virada sobre Virada: Vasco 3 x 2 Fluminense - 02/03/2013
Numa partida emocionante, o Vasco derrotou o Fluminense por 3 a 2 na semifinal da Taça Guanabara de 2013. Os 20.632 torcedores presentes no Engenhão viram duas viradas na partida. Aos 24 minutos do segundo tempo, Bernardo abriu o placar para o Vasco. Como os cruz-maltinos jogavam com a vantagem do empate, por ter feito melhor campanha na competição, todos passaram a acreditar que a vaga já estava em São Januário. Porém, aos 32 minutos, Thiago Neves empatou e Wellington Nem, três minutos depois virou para o Tricolor. Em uma tentativa de mudar o jogo, o técnico Gaúcho mandou os jovens Dakson e Romário para o jogo. E deu certo. No primeiro toque na bola, aos 38 minutos, Dakson cruzou para Romário deixar tudo igual. Três minutos depois, o zagueiro Dedé confirmou a vitória e a classificação para o Gigante da Colina.
Estreias:
Além de jogos marcantes para os clubes, o Engenhão foi palco de grandes estreias no futebol brasileiro, como Seedorf e Ronaldinho Gaúcho.
A primeira vez de Ronaldinho pelo Flamengo: Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu - 02/02/2011
Na estreia de Ronaldinho pelo Flamengo, o Rubro-Negro derrotou o Nova Iguaçu por 1 a 0 com um público de 42.108 torcedores no Engenhão na 3ª rodada da Taça Guanabara de 2011. O gol do Flamengo, marcado pelo atacante Wanderley, aos 40 minutos do segundo tempo, pouco importou para a massa Rubro-Negra, que foi ao estádio para conferir os primeiros toques na bola do ex-jogador do Milan-ITA com a camisa do Flamengo. O craque foi recebido com um enorme mosaico formado nas arquibancadas com suas iniciais.
O primeiro jogo de Seedorf pelo Botafogo: Botafogo 0 x 1 Grêmio - 22/07/2012
No jogo que marcou a estreia de Seedorf pelo Botafogo, o Glorioso foi derrotado por 1 a 0 para o Cruzeiro em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. A torcida compareceu e fez uma bonita festa para a estreia do holandês no futebol brasileiro. Ele correspondeu em campo, tentando chamar a iniciativa do jogo e dando belos toques na bola. Porém, Marcelo Moreno marcou para o Grêmio logo aos três minutos do segundo tempo e o Botafogo não teve mais forças para reagir. Apesar do placar, os mais de 34 mil botafoguenses presentes seguiram ovacionando o craque após a partida.
Seleção Brasileira: Brasil 0 x 0 Bolívia - 10/09/2008
A Seleção Brasileira fez apenas um jogo no Engenhão. Foi no dia 10 de setembro de 2008, com um empate em 0 a 0 contra a Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. O público presente da partida, que teve 39.500 ingressos colocados a venda, foi de 31.422 pessoas.