De animais a máquinas: 'videntes' discordam sobre qual seleção será campeã na Copa do Catar
Previsões apontam times de diferentes continentes; Brasil está, claro, no páreo para conquistar o hexacampeonato
Antes de começar uma Copa do Mundo, é normal termos vários palpites sobre quem será a seleção ganhadora. Alguns apostam em favoritos e outros acreditam nas "zebras", que dão as caras em muitos momentos, mas há também as projeções mais inusitadas sobre o campeão ou quem vencerá cada jogo. As "previsões do futuro" vão desde vidência a animais com poderes de adivinhação.
Não poderia ser diferente em 2022. Com o Mundial em andamento, já é possível encontrar pela internet quem será a coroada com a taça no dia 18 de dezembro, e o Brasil já foi apontado como o possível ganhador. Relembre os palpites para o torneio do Catar e outras apostas curiosas nos últimos anos.
"PROFECIA DA EUROCOPA"
Você poderia pensar que o torneio europeu de seleções mais tradicional não é uma boa "premissa" de ganhador, afinal, a campeã de 2020, Itália, nem sequer se classificou para o mundial. No entanto, a "profecia da Eurocopa" não exalta necessariamente seu campeão, mas sim quem teve o artilheiro.
Desde 2008, todos os times que tiveram o goleador da competição levaram a taça para casa. No ano citado, o atacante espanhol David Villa foi o que mais balançou as redes e, em 2010, seu país foi campeão. Na edição de 2012, Mario Gómez, da Alemanha, terminou no topo da artilharia e o time de Joachim Löw foi coroado em 2014. E em 2016, Antoine Griezmann foi o "matador" da Eurocopa, com a França levantando o caneco em 2018.
Caso a escrita se mantenha, os portugueses podem se animar, porque Cristiano Ronaldo foi o artilheiro da última competição europeia, a de 2021 (aconteceu um ano depois por causa da pandemia da covid-19), empatado com Patrik Schick, da República Tcheca (que não se classificou). Esta pode ser sua última Copa e, conhecendo a ambição do craque, há motivação extra para que a profecia não seja quebrada.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Produtora do jogo FIFA para os videogames, a EA Sports fez sua tradicional simulação da Copa do Mundo na edição 23, onde deu o controle das seleções à própria CPU para ver qual se saía campeã. A Argentina saiu com a taça e, para apimentar a rivalidade, em cima do Brasil na final.
A sequência dos hermanos no mata-mata virtual foi: Dinamarca nas oitavas, Holanda nas quartas, França nas semis e a Canarinho na decisão do campeonato. Do nosso lado, passamos por Coréia do Sul, Alemanha e Portugal. Foram também simulados os desempenhos individuais dos atletas, com Messi sendo coroado como artilheiro e melhor jogador. Richarlison e Vinícius Júnior foram os goleadores brazucas.
O índice de acertos da EA é de se respeitar, pois os últimos campeões da "vida real" (Espanha, Alemanha e França) também venceram no game. O que pode "quebrar" a previsão é que houve um erro no chaveamento do jogo, pois Brasil e Argentino passaram ambos em primeiro lugar de seus grupos e não caíram no mesmo lado da chave, o que não é possível pelo regulamento. É possível consultar quais seriam os confrontos na tabela do Estadão.
PORCO PREVÊ AZARÕES
Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, um famoso porco vidente chamado Mystic Marcus fez sua "profecia" de quem seriam os quatro semifinalistas do torneio. E ele não só deixou o Brasil de fora do top 4 como colocou um participante inédito: a Nigéria.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-5838417/Psychic-pig-Mystic-Marcus-sniffs-World-Cup-winner.html. I'm now...
Posted by Micro Pig Farm - Home Of Mystic Marcus on Thursday, June 14, 2018
Além da seleção africana, as outras três que chegariam nessa fase seriam Argentina, Bélgica e Uruguai. Infelizmente para o animal, ele acertou apenas a europeia, que caiu para a França - nem "citada" por ele - no duelo antes da final, em jogo que terminou 1 a 0 para os futuros campeões.
Apesar de ter errado a previsão da Copa, ele seguiu com crédito por suas outras adivinhações, que incluíram o resultado da edição de 2014, do Torneio de Wimbledon no tênis e até mesmo do referendo do Brexit, que acarretou na saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
POLVO PAUL
Talvez o mais famoso dentre os animais videntes no esporte, o polvo Paul roubou a cena em 2010 ao cravar vencedores de partidas da Copa do Mundo da África do Sul. Seu "método" funcionava assim: eram colocados potes de comida em seu aquário, em dois recipientes iguais - cada um com a bandeira dos países que iriam se enfrentar - e ele escolhia para qual ir, que também seria seu palpite.
O que pareceu uma brincadeira com os jogos da Alemanha, local onde vivia, logo começou a assustar, pois ele acertou todos os vencedores dos confrontos que a seleção europeia estava envolvida e decretou que ela iria cair nas semis - o que aconteceu no final com a derrota por 1 a 0 para a Espanha.
Após a demonstração de seus "poderes místicos", o animal ficou famoso e chegou a receber propostas de mais de 30 mil reais para novas adivinhações, como a do campeão da Fórmula 1 de 2010. Não somente isso, virou uma marca e teve produtos em sua homenagem comercializados. Ele morreu em outubro daquele ano, mas seus palpites ficaram para a história.