PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Fifa descarta mudança em área de segurança em torno dos estádios

Centro de Distribuição de Ingressos extra no aeroporto Santos Dumont deve ser instalado ainda esta semana

16 jun 2013 - 13h23
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Entidade máxima do futebol mundial mantém postura de aceitação a manifestações</p>
Entidade máxima do futebol mundial mantém postura de aceitação a manifestações
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Mesmo com os protestos e manifestações anunciadas para a entrada dos estádios em meio à Copa das Confederações, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) não preveem a ampliação da área de segurança no entorno dos locais de jogos.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

"Reiteramos nosso posicionamento sobre os protestos: todos têm direito a se manifestar", disse Saint-Clair Milesi, diretor de comunicação do COL.

Para Pekka Odriozolo, da Fifa, a reação do presidente Joseph Blatter no Estádio Nacional Mané Garrincha, durante a Cerimônia de Abertura do torneio em Brasília, foi "a forma que ele achou acertada naquele momento". "Não posso dizer nada mais do que isso", encerrou.

Blatter vai estar no Estádio do Maracanã ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, para ver Itália x México, no primeiro jogo oficial do novo estádio. A partida acontece neste domingo, às 16h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo A.

Mas se a Fifa segue apenas monitorando as manifestações, as forças de segurança devem reforçar o efetivo no entorno dos estádios. No Rio, a partida será controlada através do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia carioca, que fica próxima ao Maracanã e permite, em caso de necessidade, um rápido deslocamento de reforço policial.

Veja relato de manifestante no estádio do jogo do Brasil:

De acordo com um membro do COL, a organização não pode restringir o acesso de pessoas às cercanias dos estádios por se tratar de local público.

Ingressos

O COL informou ainda que considerou positiva toda a operação no jogo de estreia no estádio de Brasília, e que o último ingresso para a partida foi retirado às 15h24 da tarde de sábado.

A Fifa ainda estuda instalar esta semana um outro ponto de distribuição de ingresso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A ideia visa atender aos torcedores que irão à cidade para ver Espanha x Taiti na quinta-feira, para quem sair do Rio para ver algum jogo em outra sede ou para quem vier à capital fluminense para a final do dia 30 de junho. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade