Efeito Copa: relembre os jogadores que voltaram ao Brasil de olho em uma vaga na seleção
Retorno de Lucas Paquetá ao Flamengo acendeu debate sobre a movimentação de atletas visando a disputa da Copa do Mundo
O retorno de jogadores brasileiros ao país, como Lucas Paquetá, reflete uma tendência de busca por visibilidade em ano de Copa do Mundo, impulsionada pelo desejo de convocação e oportunidades no cenário nacional.
O mercado do futebol brasileiro, acostumado a exportar jovens promessas e receber astros em seus últimos anos de carreira, teve uma movimentação incomum com o retorno de Lucas Paquetá ao Flamengo, após quatro temporadas no West Ham, da Inglaterra.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
A volta ao Brasil pode não significar apenas a busca por novos ares, mas também por visibilidade, especialmente em ano de Copa do Mundo. Com a Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti, o Flamengo, em maio de 2025, bateu o recorde de equipe brasileira com mais convocações.
Foram cinco atletas rubro-negros chamados para vestir a camisa verde e amarela na primeira lista de Ancelotti: Alex Sandro, Léo Ortiz, Danilo, Wesley e Gerson -- esse que, em movimento parecido com o de Paquetá, deixou o Zenit, da Rússia, após meia temporada para vestir a camisa do Cruzeiro.
Além disso, Paquetá, a despeito da qualidade técnica, deixou um clube que, atualmente, ocupa a 18ª colocação da Premier League e assinou com o atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores. O nível do disputado futebol sul-americano, por tanto, é outro fator que pode influenciar no retorno de jogadores à terra natal.
Assim como fez Lucas Paquetá, relembre outros atletas que deixaram o futebol internacional para buscar visibilidade no Brasil e, assim, brigar por uma vaga na Copa do Mundo:
- Éverton Ribeiro
Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, o meia foi transferido ao futebol saudita em 2015, assinando por quatro temporadas com o Al-Ahli. Permaneceu no clube até 2017, quando rescindiu e, então, retornou ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo. Nesse interim, também disputou a Copa América de 2015.
Após cinco anos sem vestir a Amarelinha, o sucesso de Éverton Ribeiro no Rubro-Negro o levou a ser novamente convocado por Tite em março de 2020 e foi nome constante na lista do treinador nas Eliminatórias, e acabou sendo convocado ao Mundial de 2022, no Catar.
- Pedro
Aos 22 anos, o atacante deixou o Fluminense para assinar com a Fiorentina, da Itália, em agosto de 2019. Passou meia temporada na Viola, não se estabeleceu e, em janeiro de 2020, foi emprestado ao Flamengo, onde reencontrou o bom futebol.
Com gol logo na estreia pelo Rubro-Negro, o atacante se firmou e anotou 20 gols em 39 partidas pelo clube em sua primeira temporada, desempenho que, assim como Éverton Ribeiro, também o levou a ganhar a confiança de Tite, sendo convocado para a Copa do Catar.
- Neymar Jr.
Apesar de estar longe sua melhor forma física e marcado por uma série de lesões, em especial o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Neymar deixou o Al-Hilal para se recuperar e voltar a atuar no Santos, seu clube de formação.
Mesmo após sofrer quatro lesões com a camisa do Peixe, o retorno ao clube paulista foi visto como um movimento visando a disputa da Copa do Mundo de 2026. No entanto, ainda não foi convocado pelo treinador Carlo Ancelotti.
- Gerson
O volante fez o movimento duas vezes: na primeira, deixou o Olympique de Marseille, da França, para assinar com o Flamengo em janeiro de 2023 por R$ 92 milhões, na época, o que foi considerado o valor mais caro pago por um jogador na história do futebol brasileiro, superado apenas pela compra de Lucas Paquetá, também pelo Rubro-Negro, e passou a ser constantemente convocado.
Na segunda ocasião, com o contrato recém-renovado até 2030, Gerson deixou o Flamengo e assinou com o Zenit. Sem conseguir se adaptar e longe dos holofotes -- sem novas convocações para a Seleção -- o volante deixou o projeto russo e, em janeiro de 2026, foi anunciado pelo Cruzeiro.
- Vitor Roque
Contratado com o status de estrela do Athletico-PR pelo Barcelona, Vitor Roque desembarcou na Catalunha em dezembro de 2023 e, no ano seguinte, fez sua estreia com a camisa culé. No entanto, acabou sem espaço no elenco do então treinador Xavi, e foi emprestado ao Betis.
Em 2025, retornou ao Brasil para vestir a camisa do Palmeiras e, logo em sua primeira temporada, teve retorno positivo, voltando a ser chamado para a Seleção Brasileira por Ancelotti. Mesmo com o assédio de clubes internacionais após o bom desempenho, permaneceu no Alviverde visando o Mundial.
