Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carnaval: Veja como foi o desfile das escolas ligadas a clubes paulistas

Dragões da Real, Mancha Verde e Gaviões da Fiel mandam bem e estão na disputa pelo título do Carnaval paulista

2 mar 2025 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários
Dragões da Real mostra luxo em sua performance
Dragões da Real mostra luxo em sua performance
Foto: Reprodução Instagram Dragões da Real / Jogada10

As escolas de samba ligadas a clubes paulistas foram destaques no desfile do grupo especial do Carnaval de São Paulo. Dragões da Real, Mancha Verde no sábado (01/03) e Gaviões da Fiel no domingo (02/03), levantaram os presentes no Sambódromo do Anhembi nos dois dias de festa. Confira como saiu as três escolas.

Dragões da Real

Dragões da Real mostra luxo em sua performance
Dragões da Real mostra luxo em sua performance
Foto: Reprodução Instagram Dragões da Real / Jogada10

Vice-campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2024 e terceira escola a desfilar na secta-feira, a Dragões da Real levou para a avenida o enredo "A vida é um sonho pintado em aquarela!". Eles utilizaram a famosa música do artista Toquinho para falar sobre o ciclo da vida. O grupo, aliás,  atravessou o sambódromo  entre fantasias e alegorias de cores vibrantes, deixando o preto para os integrantes da bateria. Os instrumentos dos músicos traziam cores e luzes de led.

Aliás, o tema foi  inspirado no neto do carnavalesco Jorge Freitas, de 8 anos, que morreu em abril de 2024. Ele faleceu por causa de uma doença rara que causava o crescimento desordenado dos órgãos.

"Esse enredo foi criado em cima de uma dor, mas como eu sempre falei, carnaval e ciclo da vida têm o mesmo roteiro: princípio, meio e fim. Eu sei que, de onde ele (Jorginho) estiver, ele está muito feliz por tudo o que nós fizemos aqui hoje na avenida. Um beijo grande, meu neto, você é tudo pra mim", disse o carnavalesco Jorge Freitas.

Mancha Verde

Mancha Verde levanta a galera no desfile desta sexta-feira.
Mancha Verde levanta a galera no desfile desta sexta-feira.
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP- FlickR Mancha Verde / Jogada10

Na sequência da Dragões da Real, a Mancha Verde foi para a avenida com o enredo "Bahia, da Fé ao Profano". Quinta colocada no carnaval de São Paulo em 2024, a escola usou a dualidade para representar varias alas e alegorias. A comissão de frente veio bastante cênica, mesclando as festas e a tradicional lavagem do Bonfim. A bateria da escola trouxe referências do jongo e do pagode baiano.

Inspirada em uma série do cineasta Gastão Netto, o enredo conta como o povo baiano carrega a religiosidade com a mesma força com que se permite viver as festas. Além disso, um dos destaques ficou para a rainha de bateria Viviane Araújo. Afinal, ela fez uma homenagem para a cantora Daniela Mercury com a fantasia 'O canto da cidade'.

Em resposta à homenagem, Daniela Mercury utilizou suas redes sociais para agradecer a Viviane, demonstrando sua gratidão pela homenagem recebida. Aliás, a interação entre as duas artistas reforçou a conexão e o respeito mútuo que existe entre elas, além de celebrar a cultura baiana.

Gaviões da Fiel

Gaviões desfila com grandiosidade no segundo dia de desfiles.
Gaviões desfila com grandiosidade no segundo dia de desfiles.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil- FlickR Gaviões da Fiel / Jogada10

Por fim, nos desfiles deste sábado, a Gaviões da Fiel levou seu primeiro enredo afro para a avenida com o enredo Irin Ajó Emi Ojisé", uma viagem pelas máscaras africanas. A comissão de frente trouxe uma coreografia resgatando as ancestralidades. Enquanto isso, a bateria chamou a atenção ao incluir batidas de música afro.

Todas as coreografias da escola, aliás, foram pensadas com base em danças originárias dos povos da África. O destaque ficou para a rainha de bateria da escola de samba, Sabrina Sato.

"Que emoção! Hoje será minha 22ª vez desfilando pela Gaviões da Fiel. Com nosso lema de lealdade, humildade e procedimento, vamos entrar no Anhembi para fazer história! Nosso enredo, "Irin Ajó Emi Ojisé", celebra a riqueza das máscaras africanas e suas tradições. Vamos com tudo, Gaviões!", disse a rainha de bateria.

Apuração do Carnaval paulista

A apuração da nota das três e das outras 11 escolas que desfilaram nos dois dias de desfile será nesta terça-feira, 4/3, às 16h, no Anhembi. E as três escoladas ligadas a clubes estão cotadas entre as favoritas.

A Gaviões tenta o quinto título, já que ganhou em 1995, 1999, 2002 e 2003.  Já a Mancha Verde vai em busca da terceira conquistas. 2019, 2022. A Dragões jamais foi campeã.

Vale destacar que nos desfiles do Rio, que não tem tradição de escolas ligadas a clubes no desfile principal, a Botafogo Samba Clube pela primeira vez desfilou na Sapucaí. A escola estreou na Série Ouro, a Segundona, com uma atuação correta.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade