Script = https://s1.trrsf.com/update-1781718913/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro Série A

Publicidade

Vasco x Cruzeiro, Fla x Corinthians (2009); veja acusações de "entregas"

26 nov 2013 - 15h37
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Acusações de entregas marcaram as retas finais do Campeonato Brasileiro de 2009 e, principalmente, de 2010. Como resposta, a CBF mudou a tabela e deixou as rodadas finais nos últimos dois anos com clássicos locais, mas não resolveu a questão. No último sábado, muitos torcedores de equipes que lutam contra o rebaixamento acusaram o Cruzeiro de facilitar a vida do Vasco para escapar da queda, uma tese baseada em um diálogo entre o cruzeirense Júlio Baptista e o vascaíno Cris flagrado pela transmissão durante o jogo.

As acusações marcam não só a era dos pontos corridos, mas o futebol brasileiro como um todo em vários momentos. Disputada em 2002, a última Série A em mata-mata teve uma suposta facilitação do Paysandu para que o Internacional não fosse rebaixado. Certamente não é o único caso sobre o qual houve desconfiança, mas não teve nada provado. Neste episódio, o então presidente do clube paraense chegou a afirmar (em 2012) que jogadores de sua equipe se venderam

Registros concretos de corrupção só aconteceram, de fato, em dois escândalos de arbitragem. O primeiro ocorreu em 1996 e serviu como pretexto para que Fluminense e Bragantino não fossem rebaixados. No segundo caso, em 2005, 11 jogos foram realizados novamente, e o Corinthians acabou por subir na classificação ao conquistar pontos que havia perdido. 

Abaixo, relembre alguns jogos com acusações que marcam exclusivamente a era dos pontos corridos. Para ler os relatos da época, clique sobre o placar de cada partida:

Brasileiro de 2009 - Corinthians 0 x 2 Flamengo 

Jorge Henrique disputa com Toró no Brinco de Ouro
Jorge Henrique disputa com Toró no Brinco de Ouro
Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm / Divulgação

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás venceu o então líder São Paulo por 4 a 2 e a liderança mudou de mãos. Em crescimento, o Flamengo superou um desinteressado Corinthians por 2 a 0, em Campinas. A partida foi competitiva, apesar da lesão do corintiano Ronaldo, mas um lance ficou marcado: nos acréscimos, Evandro Roman assinalou pênalti para o Fla. Irritado, Felipe não pulou na bola e bateu palmas, o que acendeu a revolta entre os são-paulinos na ocasião. 

Brasileiro de 2009 - Flamengo 2 x 1 Grêmio

Ronaldo Angelim comemora gol do título
Ronaldo Angelim comemora gol do título
Foto: Gazeta Press

No fim de semana seguinte, mais polêmica. Com o Internacional na disputa pelo título, o Grêmio optou por utilizar o time reserva no Maracanã e deixou colorados indignados. Duda Kroeff, presidente gremista à época, admitiu pressão. O atacante Roberson, ainda assim, surpreendeu e abriu o placar na partida decisiva, mas o embalado Flamengo não deixou o título escapar. Com gols dos zagueiros David Braz e Ronaldo Angelim, virou e levou o título. 

Brasileiro de 2010 - São Paulo 1 x 4 Fluminense

Conca domina sob a marcação de Carlinhos Paraíba, do São Paulo
Conca domina sob a marcação de Carlinhos Paraíba, do São Paulo
Foto: Photocamera / Divulgação

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Fluminense disputavam o título e a torcida são-paulina não se esqueceu das polêmicas do ano anterior. Nas arquibancadas, faixas com pedidos de "entrega" foram exibidas e o time visitante venceu com facilidade para assumir a liderança - em Salvador, os corintianos empataram com o Vitória. O São Paulo tinha chances de vaga na Copa Libertadores, mas sucumbiu em seu objetivo com a derrota.

Brasileiro de 2010 - Palmeiras 1 x 2 Fluminense

Fluminense comemora gol marcado contra o Palmeiras
Fluminense comemora gol marcado contra o Palmeiras
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

De novo na Arena Barueri depois de só uma semana, a pressão para uma vitória do Fluminense foi ainda mais forte. Os torcedores palmeirenses chegaram a ofender seus jogadores, sendo dois em particular - Dinei, por abrir o placar, e Deola, por fazer defesas importantes. Com um Palmeiras de time misto escalado por Luiz Felipe Scolari, o Flu virou com Tartá e Conca e encaminhou o título a ser conquistado na semana seguinte. 

Brasileiro de 2011 - Cruzeiro 6 x 1 Atlético-MG

Fabrício comemora com Anselmo Ramon e Wellington Paulista
Fabrício comemora com Anselmo Ramon e Wellington Paulista
Foto: Douglas Magno/Vipcomm / Divulgação

Diante das polêmicas dos anos anteriores, a CBF mudou o calendário e colocou clássicos regionais nas rodadas finais. Os comentários sobre eventuais "entregas" diminuíram, mas não cessaram. Livre da chance de rebaixamento, o Atlético-MG tinha a possibilidade de mandar o maior rival para a Série B, mas foi goleado sem piedade por 6 a 1 - o Atlético-PR acabou caindo. Torcedores de outras equipes, sobretudo atleticanos de Minas e do Paraná, falaram em entrega a pedido do Banco BMG - dono de jogadores dos dois times. Nada acabou provado e Alexandre Kalil afirmou que cancelaria o bicho de seus atletas.

Brasileiro de 2013 - Vasco 2 x 1 Cruzeiro

Vascaínos comemoram diante do Cruzeiro
Vascaínos comemoram diante do Cruzeiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Confirmado campeão brasileiro, o Cruzeiro utilizou um time misto no Maracanã. Entre os que ficaram de fora, o zagueiro Dedé, ex-jogador do Vasco, e os cruzeirenses também fizeram acordo para que Pedro Ken pudesse jogar. Uma conversa entre Júlio Baptista e Cris acendeu especulações e revoltou rivais do Vasco contra o rebaixamento.

Felipão defende Júlio Baptista: "confio 100% no que ele disse":

Presidente do Coritiba detona Júlio Baptista no jogo com Vasco:
Fonte: Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra