De canal gay a "são-paulino reprimido", veja polêmicas do clássico
- Diego Garcia
- Direto de São Paulo
O clássico desta quarta-feira entre Corinthians e São Paulo, às 21h50 (de Brasília), no Morumbi, vive o auge de sua rivalidade há algum tempo. Provocações, goleadas, quedas de treinadores, títulos e polêmicas têm marcado os bastidores desse confronto, que ganhou ainda mais capítulos após a goleada corintiana por 5 a 0, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Desde a goleada, que aconteceu no dia 26 de junho deste ano, os dois times trocaram rusgas e apimentaram ainda mais sua rixa pessoal, acentuada também pela boa fase vivida pelas duas equipes. Corinthians e São Paulo brigaram pelo topo do Nacional desde a primeira rodada, e o posto de líder pertencia ao clube alvinegro desde os 5 a 0 - o Vasco virou o primeiro colocado no último fim de semana, após 17 rodadas de liderança corintiana.
Em virtude disso, o Terra listou todas as polêmicas públicas entre as duas equipes depois da goleada alvinegra, que vão desde "insinuações gays" de um dirigente corintiano até acusações de um mandatário tricolor de que Andrés Sanchez seria um "são-paulino reprimido".
Confira abaixo a lista de ofensas:
26/06 - Freguês: Após a goleada por 5 a 0 em cima do rival, o site do Corinthians voltou a provocar o São Paulo: "freguês bom sempre volta". No ano passado, o time alvinegro já havia usado seu site oficial para alfinetar seu rival tricolor depois de uma vitória em um clássico.» Leia mais
26/06 - "Casa": São Paulo retruca a "zombaria" corintiana com críticas ao árbitro: "Rodrigo Braghetto. Esse foi o nome do clássico no Pacaembu. Vejamos. Um jogo muito disputado, com chances para ambas as equipes. Até aí, tudo bem. Mas na hora de marcar as faltas, o árbitro não usou o mesmo critério para as duas equipes", dizia a publicação, que também ironizou o local da partida, o Pacaembu, com o fato de o Corinthians não ter estádio: "foi na 'casa' do adversário".
27/06 - Chororô: O atacante corintiano Emerson provoca são-paulinos pelo Twitter: "não sabia que tinha 'chororô' em São Paulo", disse, referindo-se às reclamações dos tricolores sobre a arbitragem.
28/06 - Canetas: Site do Corinthians ironiza o São Paulo e sugere que Emerson peça música no Fantástico por "canetas" no clássico - o programa costuma pedir que atletas que fazem três gols no mesmo jogo escolham uma canção. O atacante alvinegro usou do drible em três oportunidades no duelo. "Os gols da partida foram marcados por Danilo, Jorge Henrique e Liédson. O último, aliás, balançou as redes em três oportunidades e pediu música num famoso programa dominical. Agora a pergunta que fica é: Três canetas também valem uma música?".
28/06 - 100º gol: Sempre polêmico, o diretor de marketing corintiano, Luis Paulo Rosenberg, provoca o São Paulo propondo uma campanha que visa ver o goleiro sofrer 100 gols do Corinthians - já são 81 ao longo da carreira. O camisa 1 marcou seu 100º gol em partida válida pelo clássico neste ano.
28/06 - Frango: No mesmo dia, o dirigente fez gozações com Rogério Ceni que havia levado um "frango" no clássico - o goleiro virou, inclusive, paródia na internet. "Um dia o goleiro faz gol em você, no outro ele faz o gol para você. Foi o centésimo gol dele pela Fifa e ainda o primeiro a favor do Corinthians. É um orgulho poder fazer parte da história dele", esnobou.
» Leia mais29/06 - Bambi: TV Corinthians não censura a palavra "bambi", que é usada livremente pelo canal em "fala povo" de torcedores, e não para de falar sobre o "massacre" por 5 a 0.
09/07 - Reclamações: Diversos dirigentes são-paulinos ocuparam mídias de comunicação para reclamar da concessão de incentivos fiscais ao novo estádio do Corinthians. Julio Casares, vice de comunicação e marketing, Rogê David, diretor de marketing, José Manssur, advogado do clube, foram alguns dos que protestaram. Marco Aurélio Cunha, ex-superintendente, e Aurélio Miguel, ex-conselheiro, foram dois que votaram contra o trâmite.
15/07 - Ralf: Ao enaltecer os 35.158 corintianos presentes no Pacaembu na vitória por 1 a 0 sobre o Inter, o volante aproveitou para cutucar a torcida tricolor. "Ontem a festa estava linda, a torcida empolgante. 35.000 num jogo de quinta feira a noite na 9ª rodada? Isso é Corinthians! E tem time aí que tem estádio pra 70 mil pessoas e não coloca nem 10 mil em jogo de fim de semana, aí está a diferença", zombou.» Leia mais
01/08 - Kaká corintiano: TV Corinthians cria propaganda sobre a rede de lojas "Todo Poderoso" e cria um sósia de Kaká, ídolo são-paulino no início dos anos 2000. No comercial, o suposto Kaká vai fazer comprar disfarçado no estabelecimento alvinegro.
01/08 - São-paulina: Andrés Sanches cutucou o São Paulo no Sportv ao dizer que Adriano entraria em campo antes de Luis Fabiano e chamando a imprensa de "são-paulina". Ambos ainda não estrearam por seus dois clubes.» Leia mais
05/08 - São-paulino reprimido: Em resposta às declarações de Andrés sobre Luis Fabiano, o vice-presidente do clube, João Paulo de Jesus Lopes, ironizou o mandatário corintiano: "é um são-paulino reprimido, só pensa no São Paulo".» Leia mais
05/08 - Chin-Koa-Zero: Dirigente Julio Casares afirma que o marketing do Corinthians devia estar desesperado por querer contratar um jogador chinês. Em réplica, Luis Paulo Rosenberg respondeu: "é um craque que queremos, o Chin-Koa-Zero", declarou, mencionando a goleada por 5 a 0.
08/08 - Zona Leste: Com a língua afiada, Andrés Sanchez sugeriu ao São Paulo que fizesse um estádio na mesma região que a do Corinthians. "Eles que construam um estádio na Zona Leste também. A lei existe desde 2007, foi aprovada pela Marta Suplicy. Quando o bairro do Morumbi começou a crescer, havia incentivo por lá. Por isto existem 10 ou 12 grandes hotéis na região. Agora o mesmo vai ocorrer em Itaquera", alfinetou.» Leia mais
24/08 - Briga: A rivalidade entre os clubes chega ao showbol. Durante um jogo entre São Paulo e Inter, torcedores corintianos que aguardavam para acompanhar seu time contra o Cruzeiro começaram a discutir e trocar ofensas, antes de partirem para o confronto físico.
25/08 - Estádio: Rogério Ceni critica, em entrevista à Agência Radioweb, a escolha do estádio em Itaquera como sede de São Paulo na Copa e ironiza o fato do Morumbi ter sido relegado.» Leia mais
06/09- Velho: Em entrevista ao programa da apresentadora Hebe Camargo, na Rede TV!, o mandatário corintiano chama o Estádio do Morumbi de "velho" e diz que por isso o local não teria condições de sediar uma Copa do Mundo.15/09 - Canal gay: Rosenberg, em palestra realizada na ESPM, em São Paulo, declarou que o time tricolor já tinha uma TV fechada: a For Man, canal homossexual, bissexual e transexual transmitido na TV fechada. Em resposta, João Paulo de Jesus Lopes afirmou: "não vamos responder a essa declaração infeliz. Queremos ignorar esse personagem e suas citações".» Leia mais
20/09 - Fusquinha: Andrés Sanchez, de novo ele, criticou o Morumbi mais uma vez: "não dá para comparar o nosso estádio com o do São Paulo. Seria como comparar uma Ferrari com um Fusquinha 66. É um novo contra um estádio de 50 anos". Nesta quarta, Corinthians e São Paulo se enfrentam e colocam as diferenças em jogo.