PUBLICIDADE

ALMANAQUE ESTADÃO: Flamengo campeão mundial mostrou sua força diante do São Paulo no Morumbi em 1982

Dois meses após bater o Liverpool, time de Zico teve atuação brilhante diante de 70 mil torcedores em vitória fora de casa

15 jul 2020 - 10h12
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo e Flamengo realizaram um dos maiores jogos da história do Campeonato Brasileiro em 16 de fevereiro de 1982, diante de mais de 70 mil torcedores no Morumbi. Os cariocas ostentavam o título mundial conquistado dois meses antes no Japão, enquanto a equipe paulista, bicampeã estadual, tentava levar sua hegemonia para o restante do País. Dentro de campo, estrelas desfilaram seu talento. Seis jogadores, três de cada lado, foi titular na seleção brasileira na Copa do Mundo da Espanha disputada naquele ano. O goleiro Waldyr Peres, o zagueiro Oscar e o centroavante Serginho representaram os são-paulinos, enquanto os flamenguistas eram Leandro, Júnior e Zico.

Jogo movimentado deu vitória ao Flamengo no Morumbi
Jogo movimentado deu vitória ao Flamengo no Morumbi
Foto: Reprodução/YouTube / Estadão

Muitos garotos hoje nem viram esses craques em ação. A maioria dos demais atletas também poderia ter vestido ou vestiu a camisa da seleção. Foi o caso de Raul, Mozer, Andrade, Adílio, Nunes, Tita, Getúlio, Marinho Chagas, Renato e até um representante internacional, o zagueiro uruguaio Dario Pereyra.

Os 90 minutos foram eletrizantes. O São Paulo abriu logo o placar, com Renato, de cabeça, aos oito minutos, após cobrança de falta de Getúlio pela direita. Empurrado pela torcida, o time do Morumbi seguiu na pressão e poderia ter ampliado com Serginho e Ricardo. Mas diante daquele Flamengo não se podia perder oportunidades de gol. Com isso, a reação foi imediata. Aos 20 minutos, Zico deu ótimo passe para Adílio. Dentro da área pela meia esquerda, o habilidoso meia cruzou para Nunes, livre, empatar a disputa.

Mais dois minutos e a virada rubro-negra calando boa parte do estádio. Após linda tabela com Adílio, contra quatro zagueiros tricolores, Lico surgiu livre na grande área e encobriu Waldyr Peres com enorme categoria para fazer o segundo gol do Flamengo. O Flamengo era um time em estado de graça. O melhor do Brasil.

Mas o rival São Paulo era muito forte também, não se abateu e foi para o ataque diante de sua torcida. Éverton e Serginho forçaram Raul a fazer boas defesas. O centroavante até tentou cavar um pênalti, enquanto Renato só foi parado em um ataque após falta violenta de Leandro. O Flamengo voltou para a etapa final com a intenção de ficar mais tempo com a bola nos pés. A troca de passes era rápida e constante. No ataque, a versatilidade dos jogadores cariocas foi um diferencial e aos quatro minutos saiu o gol. Nunes foi para a ponta-direita e cruzou. A zaga são-paulina falhou feio e a bola sobrou para Tita, que teve tempo até para escolher o canto: 3 a 1.

O São Paulo sentiu o golpe e o Flamengo aproveitou para ampliar a vantagem aos dez minutos. E foi um golaço! Tita, pela meia esquerda, levantou a cabeça e viu a chegada de Zico. O passe saiu perfeito para o Galinho de Quintino cabecear no ângulo superior esquerdo de Waldyr e fazer o quarto gol. A partir daí, o jogo teve como donos Dario Pereyra e Éverton, que, com muita raça e determinação, quase evitaram a derrota do São Paulo. Em cruzamento do meia, o zagueiro fez o segundo gol, de cabeça, aos 13 minutos. Marinho Chagas e Serginho, que acertou o travessão de Raul, quase marcaram também, mas foi Éverton, após passe de Dario, que fez o terceiro gol e incendiou o Morumbi.

O empate só não saiu porque Raul espalmou belo chute de Renato. Desesperado, o São Paulo foi para cima e quase levou o quinto, quando Zico assustou Waldyr com um perigosoo arremate de fora da área. Que jogo!!

FICHA TÉCNICA

São Paulo 3 x 4 Flamengo

Campeonato Brasileiro (1ª fase)

SÃO PAULO: Waldir Peres; Getúlio, Gassem, Darío Pereyra e Marinho Chagas; Almir, Renato e Éverton; Ricardo (Buca), Serginho e Heriberto. Técnico: Formiga.

FLAMENGO: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico (Vítor). Técnico: Paulo César Carpegiani.

Gols: Renato aos 8', Nunes aos 20' e Lico 22' do 1º tempo; Tita aos 4', Zico, aos 10', Darío Pereyra aos 13' e Éverton aos 26' do 2º tempo.

Local: Morumbi (São Paulo)

Árbitro: Édson Alcântara do Amorim (MG)

Renda: Cr$ 27.972.500,00

Público: 70.857

Cartões amarelos: Júnior e Nunes (Flamengo); Almir (São Paulo).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade