PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

No Morumbi, Flamengo reencontra São Paulo de Dorival para confirmar G4

Agora com Tite, Rubro-Negro precisa se garantir na fase de grupos da Libertadores e não deixar Grêmio e Botafogo ultrapassarem

5 dez 2023 - 07h31
Compartilhar
Exibir comentários
-
-
Foto: Marcelo Cortes /CRF / Jogada10

A temporada se encaminha para o fim, mas o Flamengo ainda não conseguiu garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores. Para isso, os comandados de Tite entram em campo nesta quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), para medir forças com o São Paulo no Morumbi. Nesse sentido, o Rubro-Negro volta a encontrar o Tricolor e Dorival Júnior em um duelo decisivo no ano, mas desta vez com um ambiente mais favorável.

Do outro lado, a equipe paulista já não tem mais pretensões na competição, visto que conquistou o título inédito da Copa do Brasil justamente sobre o time carioca e está no torneio continental no próximo ano. Contudo, esse reencontro traz à tona as equivocadas decisões da diretoria rubro-negra e o mesmo palco do vice-campeonato. Ainda mais com Dorival do outro lado, depois de conquistar  Libertadores e Copa do Brasil pelo clube carioca em 2022 e sair por opção da direção.

Após aquela final, Jorge Sampaoli deixou o clube, enquanto Tite chegou com a tarefa de recolocar o time na Libertadores. Isso já aconteceu, mas a fase de grupos ainda não foi confirmada matematicamente. Com 66 pontos, o Flamengo pode perder posição para Grêmio e Botafogo, caso tropece no Morumbi, e os adversários vençam Fluminense e Internacional, respectivamente.

Curiosamente, as equipes também voltam a se encontrar em uma última rodada do Brasileirão. Em 2020, o Rubro-Negro era comandado por Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, e mesmo com um revés no Morumbi, ficou com o título depois do Colorado tropeçar diante do Corinthians no Beira-Rio.

Desfalque e importância da vaga

Para o duelo desta quarta-feira (6), Tite terá uma 'dor de cabeça' para montar o sistema defensivo. Léo Pereira está suspenso pelo terceiro amarelo e só volta a atuar em 2024. A tendência é que Pablo seja o substituto, porém David Luiz está recuperado de uma lesão no tornozelo direito.

Apesar da temporada em branco, sem qualquer título, o Flamengo se anima com o início de trabalho do técnico. Com sete vitórias em onze jogos, o comandante tem aproveitamento de campeão, mas chegou no último terço da competição. Por outro lado, ficar de fora da fase de grupos pode atrapalhar o planejamento, visto que teria que iniciar a competição bem antes do previsto.

"Nós temos sete vitórias em onze jogos, com aproveitamento talvez melhor do que o do líder. Isso é muito difícil, mas é fruto de um trabalho, do staff. Poderia falar mais dos funcionários, que traduziram isso. Não fomos nós, foi o conjunto da obra.", disse o treinador.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Publicidade