PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Flamengo dá pistas de que vai 'abandonar' o Brasileiro

A um passo de chegar à final da Libertadores, Flamengo não mantém o foco na principal competição nacional

23 set 2021 - 08h38
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona sul-americano na primeira partida da semifinal da Libertadores deixou o Flamengo a um passo da decisão. Embora o placar no Maracanã pudesse ter sido mais elástico, o time vai para o Equador na semana que vem com amplo favoritismo para conseguir a vaga. O campeão da Libertadores será conhecido em 27 de novembro, em Montevidéu. Até lá, as pistas já foram dadas mais de uma vez, o Fla deve deixar o Brasileiro de lado.

Flamengo vai muito bem na temporada, mas deve deixar Brasileiro de lado
Flamengo vai muito bem na temporada, mas deve deixar Brasileiro de lado
Foto: Maga Jr/Ofotografico / Gazeta Press

O técnico Renato Gaúcho tem essa peculiaridade ao treinar grandes clubes do País. Prioriza a Libertadores e a Copa do Brasil e larga o Brasileiro. Como o Flamengo se vê distante em pontos ganhos do Atlético-MG, o líder da Série A, não é arriscado supor que Renato ponha em prática mais uma vez a sua estratégia – diga-se, a contragosto dos flamenguistas, ávidos por um tricampeonato: o time rubro-negro ganhou o Brasileiro em 2019 e 2020.

Ninguém flagrou Renato falando sobre isso enfaticamente. Tampouco os jogadores demonstraram até agora que essa é a tendência. Logicamente, vão negar isso o tempo todo. Mas o técnico interferiu (ou deixou de interferir) no time em dois jogos do Brasileiro, nos quais o Fla deixou de somar pontos, por causa da proximidade de compromissos que não diziam respeito à competição que reúne as 20 melhores equipes do Brasil.

No empate contra o Ceará (1 a 1), em 22 de agosto, num jogo em que poupou Arrascaeta, e na derrota para o Grêmio (1 a 0), na última rodada, numa partida em que os jogadores pareciam desinteressados e nem por isso receberam de Renato a cobrança de praxe, ficou evidente que o foco do Flamengo não é mais o Brasileiro.

Uma coisa é certa entre os que conhecem minimamente os bastidores do futebol. Não é preciso dizer, em várias situações, o que deve ou não ser feito. Bastam as atitudes. Renato tem enfatizado para o grupo de jogadores a importância do título da Libertadores. Primeiro, por que classifica o Flamengo para o Mundial de Clubes, com grande chance de ter de enfrentar o Chelsea numa final. Aí, entra a outra questão - visibilidade internacional e valorização profissional.

Além disso, o Flamengo tem a reta final da Copa do Brasil pelo caminho - vai enfrentar na semifinal o Athletico-PR.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade