Ceará e o líder Flamengo ficam no empate em tarde de casa cheia no Castelão
Arrascaeta põe os cariocas na frente, mas Pedro Raul deixa tudo igual em jogo com mais de 57 mil na casa do time cearense
Flamengo e Ceará empataram em 1 a 1 neste domingo, 3/8, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo no Castelão, casa dos cearenses, contou com o maior público do ano em partidas no Nordeste: 57.887 torcedores. O Flamengo foi bem superior no primeiro tempo, quando saiu na frente com gol de Arrascaeta. Mas, na etapa final, o Ceará voltou melhor e chegou ao empate após uma falha defensiva do Rubro-Negro. Pedro Raul, de cabeça, deixou tudo igual.
O empate manteve o Flamengo na liderança, com os mesmos 37 pontos do Cruzeiro. Mas à frente nos critérios de desempate. Vale lembrar que o Mengo ainda tem um jogo a menos do que a Raposa. Entretanto, o Ceará, com 22 pontos, segue no meio da tabela.
Flamengo abre vantagem no primeiro tempo
Como sempre acontece, o Flamengo teve a bola, com muitos passes, e Jorginho fazendo os melhores lançamentos, com Samuel Lino o mais acionado pela esquerda. Já o Ceará buscou contra-ataques e roubadas de bola. Foi assim que teve a sua chance, com Pedro Henrique ganhando de Alex Sandro, entrando na área, mas chutando para boa defesa de Rossi.
Entretanto, o Flamengo foi quem teve as melhores chances. Plata chutou para ótima defesa de Bruno Ferreira; Bruno Henrique finalizou mal um cruzamento de Samuel Lino; e Arrascaeta cobrou falta com perigo. Aos 36, veio o gol: um lançamento preciso de Léo Ortiz encontrou Plata na área; ele ajeitou de cabeça para Arrascaeta, que pegou de primeira, abrindo o placar e marcando seu décimo gol. Assim, o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Flamengo por 1 a 0.
Ceará melhor e empata no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Flamengo veio com Saúl na vaga de Arrascaeta, que ganhou um descanso. Já o técnico do Ceará, Léo Condé, colocou Lucas Mugni e Aylon. Mugni ajustou melhor os ataques do Ceará, que quase marcou aos dez minutos. Léo Pereira perdeu uma dividida para Pedro Raul e o lance terminou com Mugni acertando a trave. Na sobra, Aylon completou. Mas para boa defesa de Rossi.
O Flamengo manteve a posse. Samuel Lino deu um bom chute para defesa de Bruno Ferreira. Contudo, o jogo foi bem mais equilibrado. E o Ceará chegou ao empate aos 21 minutos, quando Mugni cobrou escanteio e Pedro Raul ganhou de Alex Sandro no alto para empatar. Rossi, que deveria ter saído do gol no lance, também errou. E por pouco o Ceará não virou, em um novo erro de Rossi, que não fez um bom segundo tempo. Já o Flamengo, mesmo com as alterações — como a entrada de Juninho —, foi uma sombra do time incisivo da etapa inicial. Assim, o empate em 1 a 1 acabou fazendo justiça ao que foi o jogo.
CEARÁ 1×1 FLAMENGO
Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Data: 3/8/2025
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Público: 57.887
Gols: Arrascaeta, 36'/1ºT (0-1); Pedro Raul, 21'/2ºT (1-1)
CEARÁ: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas, 38'/2ºT); Richardson (Fernando Sobral, 8'/2ºT), Lourenço (Lucas Mugni, Intervalo) e Dieguinho (Lucas Lima, 41'/2ºT); Galeano, Pedro Henrique (Aylon, Intervalo) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
FLAMENGO: Rossi, Emerson Royal (Varela, 39'/2ºT), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro ; Evertton Araújo, Jorginho (Allan, 30'/2ºT) e Arrascaeta (Saúl, Intervalo); Plata (Victor Hugo, 39'/2ºT), Samuel Lino e Bruno Henrique(Juninho, 30'/2ºT). Técnico: Filipe Luís.
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves (PE)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Cartões amarelos: Marllon, Richardson, Fernando Sobral (CEA); Jorginho, Bruno Henrique (FLA)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.