Feito de Neymar é raríssimo na história de Pré-Olímpicos; confira
- Dassler Marques
Na história de torneios Pré-Olímpicos, o feito atingido por Neymar contra o Paraguai na madrugada desta terça-feira é raríssimo entre jogadores da Seleção Brasileira. Só não é único graças a Caio Ribeiro, ex-jogador do Flamengo e do São Paulo. Em 1996, contra a Bolívia, o hoje comentarista esportivo também marcou quatro gols em vitória por 4 a 1.
Na história da Seleção Brasileira Olímpica, só outros quatro jogadores conseguiram marcar quatro gols ou mais em um partidas oficiais, mas sempre em Jogos Pan-Americanos e nunca contra um adversário da expressão do Paraguai.
O feito de Neymar foi atingido em Jogos Pan-Americanos por: China, contra o Haiti em 1959, Aírton, contra os Estados Unidos em 1963, Luís Alberto, contra a Nicarágua em 1975, e Cláudio Adão, contra a Bolívia, também em 75.
A favor do atacante santista, 18 anos, pode ter pesado a unificação entre Sul-Americano Sub-20 e Torneio Pré-Olímpico, que até 2004 eram competições diferentes. Ainda assim, só Caio Ribeiro havia marcado quatro gols pelo Brasil em uma partida que vale vaga na Olimpíada. Ganhou agora a companhia de Neymar.
Quem já marcou 4 gols ou mais em jogos oficiais da Seleção olímpica:
China - Botafogo - quatro gols
Jogos Pan-Americanos de Chicago, em 1959
Brasil 9 x 1 Haiti
Aírton - Flamengo - sete gols
Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963
Brasil 10 x Estados Unidos
Luís Alberto - Fluminense - quatro gols
Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975
Brasil 14 x 0 Nicarágua
Cláudio Adão - Santos - quatro gols
Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975
Brasil 6 x 0 Bolívia
Caio Ribeiro - Inter de Milão - quatro gols
Pré Olímpico na Argentina, em 1996
Brasil 4 x 1 Bolívia