Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Economista e ligação com o jornalismo; quem é o presidente da Conmebol, que teve fala polêmica

Alejandro Domínguez citou uma personagem de macaco, 'Chita', ao comentar a possibilidade de Libertadores sem clubes brasileiros

18 mar 2025 - 19h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, causou polêmica com uma infeliz declaração sobre a Copa Libertadores sem clubes brasileiros. Domínguez, que também presidiu o Grupo Nación de Comunicações, enfrenta momentos turbulentos desde que assumiu a Conmebol em 2016.

O noticiário futebolístico brasileiro começou agitado nesta terça-feira, 18. A infeliz declaração de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, dizendo que uma edição da Copa Libertadores sem clubes do Brasil seria como o 'Tarzan sem a Chita' deixou muitos dirigentes e parte da imprensa brasileira perplexos diante de tamanha falta de sensibilidade.

Paraguaio, Domínguez ocupa a presidência da Conmebol há nove anos, desde 2016, tendo sido reeleito em 2022. O mandato atual vai até 2027. Ele é filho de Osvaldo Domínguez Dibb, que faleceu no ano passado, tendo sido um importante dirigente do futebol sul-americano, e ex-presidente do Olímpia entre 1974 e 1990, e depois entre 1995 e 2004. Neste intervalo de 20 anos, o Olímpia conquistou três edições da Copa Libertadores e até hoje ostenta o posto de ser o único clube paraguaio a levantar o troféu da competição.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Foto: Conmebol/ DIvulgação

"Sempre corajoso e trabalhador incansável. Um verdadeiro campeão de tudo, da vida", disse Alejandro após a morte do pai.

Domínguez com o pai, Osvaldo Domínguez Dibb
Domínguez com o pai, Osvaldo Domínguez Dibb
Foto: Reprodução/X

Alejandro Domínguez, de 53 anos, também ocupou cargos na diretoria do Olímpia, chegando a ser vice-presidente. Na sequência, ocupou o mesmo cargo na Associação Paraguaia de Futebol, sendo alçado à presidência da entidade em 2014. Ele estudou economia na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e também possui mestrado, este feito na Universidade Católica de Assunção. 

O futebol não foi a única ocupação na vida do dirigente. Dominguez presidiu também um conglomerado de mídia, o Grupo Nación de Comunicações, um dos mais importantes do Paraguai, e que abrange veículos de rádio, TV e jornais. 

À frente da Conmebol, acumula momentos de turbulência, como em 2018, quando optou por transferir a decisão do torneio para Madri, após incidentes violentos envolvendo as equipes de Boca Juniors e River Plate. 

Foi também durante o seu mandato que a final única foi instituída, em 2019, quando o Flamengo venceu o River Plate, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Na vida pessoal, Domínguez é casado com María Marcedes Pérez há 27 anos e tem três filhos. 

Domínguez acompanhado da família e dos três filhos
Domínguez acompanhado da família e dos três filhos
Foto: Reprodução/ Instagram
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade