Crawford vence Canelo e se torna campeão indiscutível em três categorias do boxe
Americano cala 70 mil torcedores no Allegiant Stadium e mantém invencibilidade no boxe profissional
Terence "Bud" Crawford escreveu um capítulo histórico no boxe mundial na madrugada deste domingo (14). Diante de mais de 70 mil torcedores que apoiavam Canelo Álvarez no Allegiant Stadium, em Las Vegas, o americano venceu o adversário por decisão unânime (116-112, 115-113 e 115-113) e se consagrou campeão indiscutível dos super-médios.
Com o triunfo, Crawford, de 37 anos, passou a deter os títulos da WBA, WBC, WBO e IBF. Mais que isso: se tornou o primeiro homem na era dos quatro cinturões a ser campeão indiscutível em três divisões diferentes, após repetir o feito nos super-leves e nos meio-médios. Invicto, agora ele soma 42 vitórias em 42 lutas, sendo 31 por nocaute.
O combate foi marcado pelo contraste de estilos. Mais rápido e leve, Crawford usou movimentação constante para controlar os primeiros rounds e evitar os golpes potentes de Canelo. O mexicano reagiu no quinto assalto, mas viu o rival retomar o domínio no sexto, com combinações mais longas e precisas.
A partir daí, Crawford seguiu mais firme e passou a trocar na curta distância, percebendo a queda de intensidade do adversário. Nos últimos rounds, aumentou o ritmo e reforçou a vantagem, garantindo sem contestação a vitória após 12 assaltos.
Para Canelo, 35 anos, foi a terceira derrota na carreira, que agora registra 63 vitórias, três reveses e dois empates. O mexicano perdeu todos os cinturões que defendia desde 2021 e viu sua sequência de seis vitórias seguidas ser interrompida.
Crawford, por sua vez, se consolida como um dos grandes nomes do boxe mundial. "Muita gente duvidou de mim. Falaram que eu nunca tinha vencido alguém de nome. As pessoas têm me ignorado por anos. Um ninguém pode ganhar de alguém e eu provei isso hoje", disse o americano, celebrando a vitória histórica.