PUBLICIDADE

Coreia do Norte e do Sul vão desfilar juntas nas Olimpíadas de Inverno

20 jan 2018 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Com relações cortadas desde a Guerra Fria, as Coreias se unirão através do esporte. Neste sábado, o Comitê Olímpico Internacional confirmou que a Coreia do Norte irá participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na vizinha Coreia do Sul. O presidente do COI, Thomas Bach, anunciou que os dois países irão marchar juntos na abertura olímpica, em 9 de fevereiro, repetindo o que aconteceu em Atenas 2004, nos Jogos de Verão.

Além disso, o dirigente confirmou que os norte-coreanos irão participar dos Jogos nas modalidades de patinação artística, patinação de velocidade, esqui cross-country e alpino, além de fazerem parte de uma equipe unificada de hóquei feminino com as sul-coreanas.

"O espírito olímpico é o respeito, diálogo e entendimento. Os Jogos de Inverno de PyeongChang 2018 estão abrindo as portas para um futuro melhor para a península coreana, e convidando o mundo a se juntar em uma celebração de esperança. Os Jogos Olímpicos mostram como o mundo deveria ser. A mensagem olímpica de PyeonChang poderia ir da Coreia para o restante do mundo", declarou Thomas Bach.

A equipe da Coreia do Norte terá credenciais para 22 atletas, 24 oficiais de equipe e 21 representantes de mídia. Na cerimônia de abertura, os países vão desfilar com a bandeira da unificação, carregada por dois atletas, um de cada país, sendo um homem e uma mulher.

Pela primeira vez na história, o COI também liberou um time único entre dois países. As Coreias irão formar uma equipe de hóquei feminino em que Serão incorporadas 12 atletas da Coreia do Norte a um time que já conta com 23 jogadoras do Sul. A cada partida, apenas 22 atletas poderão participar. O técnico responsável pela escolha será da sul-coreano e pelo menos três jogadoras norte-coreanas terão que fazer parte do grupo por rodada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade