Conheça as modalidades de esporte mais inusitadas do planeta
Ao redor do mundo, muitos esportes são praticados. A maioria deles todas as pessoas conhecem, torcem e até praticam. Porém, existem algumas modalidades no mínimo inusitadas, como a Regata de Abóboras ou o carregamento de Esposas. A reportagem do Terra foi atrás de alguns desses esportes. Confira abaixo:
» Preparativos para Jogos impulsionam economia em Vancouver
» Diego Hypolito luta por tetra inédito na Croácia
» Botafogo negocia contratação de Maurren Maggi
Xadrez - Boxe
Boxe-xadrez é um esporte que combina o enxadrismo com o pugilismo. Dois lutadores de boxe sentam em uma mesa no meio de um ringue e disputam uma partida de xadrez. Quatro minutos depois do começo da partida, os jogadores levantam da mesa e começam a lutar boxe, tendo de voltar ao xadrez dois minutos depois. Já existe até campeonato mundial de xadrez-boxe e segundo profissionais europeus, o esporte está se tornando cada vez mais popular por conta dos lutadores terem que lutar e raciocinar ao mesmo tempo.
O esporte foi inventado em 1992 por um cartunista francês. As regras são simples: vence quem fizer xeque-mate (xadrez), abandono (boxe e xadrez), nocaute (boxe) e decisão do árbitro (boxe). Se, no final da partida de xadrez houver empate, vence quem mais pontos fez no boxe. Persistindo o empate, vence o jogador com as peças pretas. O lema é : "Lutas se resolvem no ringue, enquanto guerra se resolve no tabuleiro".
Pólo de Elefantes
Consiste num jogo de pólo sobre elefantes, ao invés de cavalos. No começo, eram utilizadas bolas de futebol, mas como os animais são um pouco pesados e esmagavam as bolas, elas foram substituidas por bolas convencionais de pólo. O esporte surgiu na Índia, no comeco do século XX e é considerado, pelos indianos, como um esporte de elite, praticado inclusive por membros da família real.
O jogo é praticado por homens e mulheres, mas apenas as mulheres podem segurar o taco com as duas mãos. Ele ocorre em dois tempos de 10 minutos cada.
Rolamento de queijo
O esporte originário e muito famoso na Nova Zelândia consiste em descer correndo uma colina íngrime, na maior velocidade que conseguir atingir, atrás de uma roda de queijo giratória de 4 kg. Esse esporte é considerado perigoso, já que dezenas de pessoas correm atrás do queijo alucinadamente. A polícia local já até tentou proibir o evento, mas ele é tão tradicional que a intervenção policial não surtiu efeito. O queijo pode chegar a 110 km/h. O vencedor é quem chegar ao pé do morro e adivinha o prêmio. Claro que é o queijo.
Kabbadi
É um esporte coletivo praticado em Bangladesh. São dois times de 7 jogadores num campo com uma linha no meio. O jogador vai até o outro time e tem a missão de tocar nos adversários e retornar ao seu campo. Se ele for impedido, pelos adversários, de voltar para o seu lado, ele está eliminado.
O detalhe é que o jogador atacante precisa prender a respiração durante a performance. Para provar que o está fazendo, ele deve falar kabbadi seguidamente. O esporte é considerado uma das artes marciais mais difíceis de aprender devido a rígida disciplina mental e controle corporal que o aluno deve ter. A vitória sai através de táticas estranhas e inesperadas.
Buzkashi
Esse esporte é originário do Afeganistão e muito tradicional na Ásia Central Coletivo é disputado sobre cavalos. O jogo foi desenvolvido a partir de uma habilidade comum entre os cavaleiros da estepe asiática.Os competidores devem agarrar uma cabra ou um bezerro do chão em pleno galope. O objetivo dos jogadores é agarrar a carcaça sem cabeça de uma cabra, livrar-se dos adversários e arremessá-la para o gol, ou então, em outras versões, dentro de um barril ou de um círculo. Para afastar os adversários, são usados chicotes.
Luta livre de camelos
Originária da Turquia, ela é muito parecido com a briga de galos, porém não tão violenta. Consiste numa luta em que dois camelos são colocados num ringue sob o olhar de uma fêmea no cio. Por instinto, os dois animais brigam e vence aquele que fizer o inimigo recuar, gritar ou cair.
The tough guy (cara durão)
Ocorre duas vezes por ano, uma no verão e outra no inverno. É uma espécie de corrida, que pode durar entre 90 min e 5 horas, dependendo da forma fisica e da dor de cada jogador. Ele começa com uma longa corrida de cross-country. Depois, os participantes entram numa pista com 21 obstáculos "do inferno" como : cercas elétricas, túneis subterrâneos e subaquáticos, fogueiras, arame farpado e toneladas de lama. Ganha quem chegar primeiro ao local de chegada.
Carregamento de esposa
Esse é um esporte de origem americana, porém praticado em vários lugares do mundo. Consiste em o homem pendurar sua mulher no pescoço e correr por 250 metros atravessando obstáculos com a multidão rindo da sua cara. O ganhador ganha o peso da sua esposa em cerveja e cinco vezes o mesmo peso em dinheiro.
Bog Snorkelling
Esse é um evento esportivo que consiste em completar dois lances de 55 metros dentro de uma vala cheia de lama. Ganha quem fizer o percurso no menor tempo. Os competidores devem vestir snorkels e nadadeiras, mas não podem fazer uso da natação para completar o curso. O esporte foi criado em 1976, no País de Gales. Ele atrai mais de 200 participantes por ano.
Regata de Abóboras
O esporte existe há mais de 10 anos e é originário do Canadá. Os praticantes devem escavar uma abóbora gigante (algumas chegam a pesar mais de 360 kg), e entrar nela para começar a navegação. As pessoas e as abóboras são lançadas em um rio e saem remando como se estivessem em um caiaque. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro. Até hoje, já foram disputadas 11 regatas nesse estilo no país.
