Brasília sedia nona edição da Copa da República de Ciclismo
17 dez2010 - 18h45
Compartilhar
A disputa da nona edição da Copa da República de Ciclismo, uma das mais importantes competições do calendário nacional, promete agitar a cidade de Brasília neste domingo, a partir das 8h15. O evento acontece em um circuito de 2,3 km montado na Esplanada dos Ministérios, um dos pontos turísticos da Capital Federal.
Neste ano, a prova servirá como seletiva para a Copa América 2011, programada para o dia 9 de janeiro. O evento começará com o feminino, com percurso entre seis e oito voltas, seguido pelo masculino, de 12 a 16 voltas, largando às 9h30.
A programação oficial começa neste sábado, com a entrega do kit para os participantes. No mesmo dia, a partir das 19h, ocorrerá o Congresso Técnico com as equipes. Os ciclistas poderão treinar no circuito oficial em dois períodos, das 9h às 12h, e das 13h30 às 15h.
Essa é a sexta vez que a competição é disputada na Capital Federal. O percurso praticamente plano da Esplanada, de 2,2 km, permite que a prova seja muito rápida e decidida nos detalhes. Sua curta duração também faz com que as estratégias das equipes sejam mudadas em função de uma prova de explosão e que sempre tem finais acirrados.
Entre os destaques confirmados estão os vencedores da competição, como Nilceu Aparecido Santos, vencedor em 2007 e 2009, Roberto Pinheiro da Silva, campeão em 2008, ambos da equipe Funvic/Marcondes Cesar/Gelog/Taruma, de Pindamonhangaba (SP); Francisco Chamorro, ganhador em 2007, da São José/Cannondale, de São José dos Campos (SP); e Rodrigo ''Morcegão'' de Brito, tricampeão (02/03/05), da Unicesp/Neocom/JC Gontijo, de Brasília.
No feminino, as atrações são Uênia Fernandes, campeã da prova em 2005, e Márcia Fernandes, vencedora em 2007, ambas do Clube Fernandes de Ciclismo, de Goiânia; e Janildes Fernandes, primeira colocada em 2004, da São José/Cannondale.
No masculino, participarão 20 equipes, sendo as cinco primeiras do ranking da CBC até dia 15 de novembro, e as demais a critério da organização. Cada equipe deverá ter no mínimo quatro e no máximo cinco atletas, já que o limite da prova é de 150 participantes. No feminino, por sua vez, a disputa é individual e aberta, e foram convidadas as 15 ciclistas mais bem colocadas no ranking até dia 15/11.
César Cielo bateu o recorde sul-americano (20s51) nos 50 m livre e trouxe o primeiro ouro para o Brasil do Mundial de Piscina Curta