Clippers vencem Lakers e garantem título da Divisão do Pacífico pela 1ª vez
Encarado como o "primo pobre" dos times de Los Angeles na NBA, ficando por muitos anos na sombra do famoso Lakers, o Los Angeles Clippers viveu neste domingo um dia histórico ao conquistar pela primeira vez o título da Divisão do Pacífico da NBA ao vencer o tradicional rival por 109 a 95.
Além disso, os Clippers conseguiram, de quebra, sua quarta vitória sobre os Lakers no quarto e último confronto entre ambos na atual temporada regular, algo que não acontecia desde a temporada 1974-1975, quando a franquia ainda não havia se mudado para a Califórnia (o que aconteceu em 1981) e era conhecida como Buffalo Braves.
O time treinado por Vinny del Negro contou com grandes atuações de Chris Paul (24 pontos e 12 assistências) e Blake Griffin (24 pontos e 12 rebotes), enquanto os Lakers, apesar do esforço de Kobe Bryant (25 pontos, 10 assistências e 7 rebotes em 47 minutos) e Dwight Howard (25 pontos e 4 tocos), não foram capazes de impedir o quarto revés seguido para os rivais e vizinhos.
Pau Gasol também teve boa atuação pela equipe mais tradicional de Los Angeles, com 12 pontos, 13 rebotes e 8 assistências no duelo disputado no ginásio Staples Center.
A derrota custou aos Lakers a oitava posição na Conferência Oeste, já que o Utah Jazz, rival na disputa pela última das oito vagas nos playoffs por este segmento da competição, venceu fora de casa o Golden State Warriors por 97 a 90. O time texano tem campanha de 41 vitórias e 37 derrotas, com um triunfo e um jogo a mais que o time de Los Angeles.