Naturalizado, Ibaka, do Thunder, defenderá Espanha no Europeu
A seleção espanhola de basquete terá um grande reforço para a disputa do Campeonato Europeu, que terá como sede a Lituânia. O ala/pivô congolês Serge Ibaka, do Oklahoma City Thunder, está com o processo de naturalização avançado.
A competição continental terá início no mês de setembro e servirá como qualificatório para as Olimpíadas de Londres, em 2012.
Antes de se transferir para a franquia norte-americana, Ibaka - que desembarcou no país aos 17 anos - jogou por três temporadas na nação ibérica. O jogador, um destaques da última edição da NBA, entrou com a papelada no ano passado e, nesta semana, foi aprovado pelo Conselho dos Ministros. Desta forma, resta a ele apenas o juramento à constituição para se considerar um espanhol.
Ibaka mostrou-se ansioso em defender o País das Touradas e disse que quer retribuir em quadra o que o país lhe possibilitou.
"Ter a oportunidade de devolver a este país tudo o que me deram dá muito orgulho. Eu quero agradecer todas as instituições envolvidas pela ajuda que me deram para que este momento fosse possível. Agora, só espero poder ajudar a seleção em tudo o que puder", afirmou o atleta, presente na lista do técnico José Luis Saéz para o Europeu.