Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cláudio Mortari, ex-técnico da Seleção brasileira de basquete, morre aos 77 anos

Cláudio Mortari, ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete e do São Paulo, morreu aos 77 anos nesta quinta-feira (25). A causa da morte ainda não foi divulgada.

25 dez 2025 - 19h57
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Esporte News Mundo

Cláudio Mortari, ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete e do São Paulo, morreu aos 77 anos nesta quinta-feira (25). A causa da morte ainda não foi divulgada.

Marcelo Sousa, presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), afirmou que o esporte "perde um personagem e um ídolo":

"Mortari foi um grande ídolo da nossa história. Um técnico de incrível qualidade tática, campeão. Mas, como pessoa, ainda melhor. Um gentleman, um professor. De uma educação e amizade incríveis. O mundo perde demais sem o Cláudio Mortari. O basquete perde um personagem e um ídolo, e nós perdemos um amigo. Um beijo à família, aos filhos. Vai-se o homem, fica a lenda. Descanse em paz e obrigado por tudo o que fez por aqui", disse o dirigente da CBB.

Cláudio Mortari teve uma carreira de cerca de 40 anos no basquete e comandou diversas equipes ao longo do período. Entre elas estão Palmeiras, Sírio, Bradesco E.C., Corinthians, Pirelli, Telesp Clube, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Barueri, Flamengo, Club Athletico Paulistano, Ulbra, São Bernardo, E.C. Pinheiros e São Paulo Futebol Clube.

Além disso, o ex-treinador esteve à frente da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, quando a equipe terminou a competição na quinta colocação.

Ao todo, encerrou sua trajetória no esporte com cinco Campeonatos Brasileiros, oito Campeonatos Paulistas, um Campeonato Carioca e uma Liga das Américas. Mortari também conquistou o Mundial de Clubes em 1979, em São Paulo, com o Sírio.

"Mais do que títulos, Cláudio Mortari deixa um legado baseado na formação, na valorização dos fundamentos do jogo e na ética profissional. Sua contribuição ultrapassa números e troféus, permanecendo viva na história do basquete brasileiro", destacou a CBB, em nota.

Por meio das redes sociais, o São Paulo, última equipe treinada por Mortari, se solidarizou com familiares, amigos e fãs do ex-treinador.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade