Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Cida Guimarães, aos 95 anos, bicampeã sul-americana de basquete com o Brasil

Ex-pivô foi um dos nomes mais importantes para o País na modalidade feminina, abrindo portas para o surgimento de novas gerações

27 dez 2025 - 15h44
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois da triste notícia da morte de Cláudio Mortari, o basquete brasileiro tem mais um motivo para ficar de luto. Maria Aparecida Cardoso Guimarães, a Cida Guimarães, morreu neste sábado (27) aos 95 anos, em São José dos Campos (SP). A causa da morte não foi revelada.

Assim como Mortari, a notícia foi divulgada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que não entrou em maiores detalhes sobre o quadro clínico da ex-jogadora. Cida foi pivô e defendeu as cores do Brasil sendo bicampeã sul-americana com a seleção feminina em 1954 e 1959. Ela foi um dos nomes mais importantes para o País na modalidade, abrindo portas para o surgimento de novas gerações.

Cida Guimarães, um dos principais nomes do basquete feminino no Brasil, morre aos 95 anos.
Cida Guimarães, um dos principais nomes do basquete feminino no Brasil, morre aos 95 anos.
Foto: Reprodução/@basquetebrasil via X / Estadão

Cida deixa quatro filhos, dentre eles, Cadum Guimarães, que defendeu a seleção brasileira masculina entre 1979 e 1992. Ele é um dos armadores mais importantes da história do basquete brasileiro, tendo como conquista mais importante os Jogos Pan-Americanos de 1987, quando o Brasil derrotou os EUA por 120 a 115, em Indianápolis, marcando a primeira derrota americana em casa. Cadum jogou ao lado de nomes importantes como Oscar, Marcel e Guerrinha.

"Cida iniciou a caminhada de uma família basqueteira, e é mãe do nosso querido Cadum Guimarães, Eduardo, Ângela e Márcia, além de irmã de Maria Helena Cardoso. Nossas condolências aos amigos e familiares. Cida é um exemplo de garra, talento e amor ao basquete e à vida!", escreveu o perfil oficial da CBB no Instagram.

Também em suas redes sociais, Cadum divulgou informações sobre o sepultamento de Cida, em São José dos Campos. Seu velório tem início às 10 horas (horário de Brasília) deste sábado (27), com o enterro marcado para as 17h30 (horário de Brasília).

View this post on Instagram
View this post on Instagram
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade