PUBLICIDADE

Damiris fica fora do Pré-Mundial de basquete por lesão no pé e é substituída por Aline Moura

Em dezembro, a atleta do Minnesota Lynx teve uma nova lesão no pé direito e será ausência na competição

27 jan 2022 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários

A ala-pivô Damiris Dantas, do Minnesota Lynx, da WNBA, a liga de basquete dos Estados Unidos, não estará no Pré-Mundial, de 10 a 13 de fevereiro, em Belgrado, na Sérvia. A jogadora, convocada em janeiro para a seleção brasileira, não se recuperou de lesão sofrida em dezembro - uma fratura por stress no pé direito - e após análise do médico Paulo Szeles, em conjunto com a equipe americana, optou-se por sua dispensa médica. Para a sua vaga, a também ala-pivô Aline Moura foi chamada.

Em setembro do ano passado, Damiris teve uma lesão de Lisfranc no pé direito, contusão em que há rompimento de um ligamento da região. Optou por um tratamento conservador e vinha se recuperando. Em dezembro, teve uma nova lesão, no mesmo pé: um começo de fratura por estresse, que retardou o seu processo de recuperação.

Brasileira Damiris Dantas, do Minnesota Lynx, é uma das estrelas da WNBA
Brasileira Damiris Dantas, do Minnesota Lynx, é uma das estrelas da WNBA
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

Importante no planejamento da comissão técnica, Damiris foi convocada e acompanhada diariamente pelos departamentos médicos na esperança de que pudesse se recuperar para jogar o Pré-Mundial em fevereiro, o que não foi possível após a última avaliação nesta semana.

"Ela foi avaliada pelo Minnesota Lynx nesta semana e após isso foi constatado que a evolução tida não foi a suficiente para que ela pudesse estar em quadra com a seleção nesse Pré-Mundial. Apesar dos esforços do nosso departamento médico, dela, das nossas fisioterapeutas, ela ainda tem limitações que não a deixariam estar no nível necessário para um Pré-Mundial nas próximas semanas", explicou Szeles.

Com a saída de Damiris, a seleção feminina se apresenta no próximo dia 1.º de fevereiro e viaja direto para a Sérvia, onde trabalhará no Vizura Sports Center. A entrada na bolha da Fiba para a competição diante da Sérvia, Austrália e Coreia do Sul será no dia 7. A estreia acontece no dia 10 diante das australianas. No dia 12, a rival será a Coreia do Sul. E o Brasil fecha sua participação no dia 13 contra as donas da casa.

Pelo formato de disputa, Brasil, Sérvia e Coreia do Sul brigam por duas vagas no Mundial da Austrália, em setembro. As australianas, por serem anfitriãs, jogam o Pré-Mundial, mas já estão previamente classificadas para o torneio.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade