PUBLICIDADE

Basquete

Com ouro no Wrestling, Ginástica Rítmica e Atletismo, confira o resumo da noite nos Jogos Pan Americanos

O Brasil foi representado em 11 esportes na noite desta sexta-feira (03), o qual conquistou a glória máxima em 3 deles.

3 nov 2023 - 22h52
(atualizado em 4/11/2023 às 00h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Lais Nunes
Lais Nunes
Foto: Rafael Bello/COB / Esporte News Mundo

Na noite desta sexta-feira (03), o Brasil foi representado em 11 esportes, no penúltimo dia dos Jogos Pan Americanos. Dentre os 11 desportos, a Seleção Brasileira conquistou a glória máxima no Wrestling Feminino, na Ginástica Rítmica (na categoria simples de 5 Arcos) e no Atletismo (nas divisões de Arremesso de Peso e 400 metros com Obstáculo).

Ainda, o time verde e amarelo contou com medalha de prata no Wrestling Masculino, Atletismo e classificações para finais e semifinais. Além disso, o Brasil entrou em ação no Rugby 7, Breakdance e Patinação Artística sobre Rodas.

GINÁSTICA RÍTMICA

A Ginástica Rítmica foi destaque na noite brasileira dos Jogos Pan Americanos. O Brasil confirma sua hegemonia no esporte após a conquista do ouro na categoria simples de 5 arcos. Na ocasião, a Seleção Brasileira conseguiu a nota de 35.850 e assegurou a glória máxima da competição, levando em conta que foi o último quinteto a se apresentar.

As responsáveis por elevar o Brasil no quadro de medalhas são: Bárbara Galvão, Gabriela Castilho, Victoria Borges, Giovanna Silva e Nicole Duarte. O quinteto verde e amarelo encantou os árbitros e o público após a performance de "Somebody to Love", com passos de samba e funk. Com a medalha, a Seleção Brasileira desfruta de seu 7 ouro no conjunto geral da Ginástica Rítmica.

A segunda colocação ficou por conta do México, o qual conquistou a pontuação de 34.150. Enquanto o bronze foi assegurado pelos Estados Unidos, cujo conseguiu a pontuação de 30.700.

WRESTLING

Outro esporte sinônimo de medalha na noite desta sexta-feira (03) foi o Wrestling. No desporto, o Brasil conquistou o ouro na categoria Feminina Livre até 62kg e a prata na divisão masculina Greco Romana até 77kg.

A glória máxima brasileira nos Jogos Pan Americanos ficou por conta de Lais Nunes, a qual superou a cubana Maria Santana. Na ocasião, a representante do Brasil se sobressaiu pela pontuação de 3 a 0. Ainda, a atleta brasileira pôde comemorar seu aniversário da melhor forma, com o ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago.

Já na outra final da noite, a Seleção Brasileira assegurou a medalha de prata com Joilson de Brito. O representante do Brasil foi superado pelo estadunidense Kamal Bey, pela pontuação de 12 a 5. Entretanto, o brasileiro conquistou sua vaga nas Olimpíadas de Paris ao se classificar para a final.

ATLETISMO

No atletismo, o Brasil entrou em ação diversas vezes, porém, em apenas duas ocasiões o time verde e amarelo conquistou a glória máxima. A medalha de ouro brasileira foi conquistada nas categorias de Arremesso de Peso Masculina e nos 400 metros com Obstáculo Feminino.

O detentor do recorde Pan Americano, Darlan Romani, assegurou seu bicampeonato na noite desta sexta-feira. Após conquistar o ouro nos Jogos de Lima, em 2019, o brasileiro alcançou a glória máxima novamente, mas agora em Santiago. Na final, Darlan atingiu a marca de 21.36 em sua quinta tentativa, superando a marca de 21.15, anteriormente estabelecida pelo mexicano Aaron Muñoz.

O outro ouro da noite no atletismo foi conquistado pela brasileira Marlene Santos. A representante do Brasil conseguiu um tempo correspondente à 57.18s, cujo assinalou uma diferença de 23 centésimos para a segunda colocada. Com isso, a velocista brasileira desponta de mais uma medalha de ouro para o time verde e amarelo nesses Jogos Pan Americanos.

Ainda, o Brasil contou com a conquista de uma medalha de prata na categoria Masculina dos 400 metros com obstáculos, pelo atleta Matheus Lima. A glória máxima na categoria não veio devido à uma diferença de 50 centésimos para o primeiro colocado, o jamaicano Jaheel Hyde.

E também, a Seleção Brasileira assegurou a prata no Salto Triplo Masculino, com Almir Dos Santos. O brasileiro já havia confirmado sua medalha em sua terceira tentativa, o qual assinalou 16.88. Contudo, Almir melhorou sua marca na 6° chance, em que configurou a marca de 16.92. O ouro ficou com o cubano Lázaro Martínez, cujo teve sua melhor marca já na sua primeira tentativa, 17.19.

Além das medalhas conquistadas, o time verde e amarelo participou das finais das divisões de Salto em Altura, Arremesso de Dardo Feminino.

Os representantes brasileiros no Salto em Altura foram Fernando Carvalho, o qual despontou em 5° lugar da categoria, com a marca de 2m21. E, Thiago Moura, que ficou na 9° colocação da final, cujo assinalou a marca de 2m18. Já no Arremesso de Dardo, a brasileira Jucilene De Lima, foi a única representante na divisão, que figurou na 5° posição com 59.04 em sua segunda tentativa.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

VÔLEI

No Vôlei Masculino, o Brasil assegurou a classificação para a final após triunfar sobre a Seleção Colombiana por 3 sets a 0. Depois de um primeiro set disputado, o qual foi conquistado pela Seleção Brasileira por 26 a 24. Os representantes brasileiros conseguiram sair vitoriosos nos outros períodos sem muita emoção, cujo foram assinalados pelos placares: 25 a 18; 25 a 15.

O destaque do Brasil ficou por conta de Darlan, que marcou 17 pontos para a amarelinha. Seguido de Judson, Adriano e Henrique, os quais assinalaram 10, 9 e 9 pontos para o time verde e amarelo, respectivamente.

TÊNIS DE MESA

O Tênis de Mesa por Equipes foi outra categoria cuja Seleção Brasileira se sobressaiu aos adversários pelo placar de 3 a 0. O trio composto por Vitor Ishiy, Eric Jouti e Hugo Calderano saíram vitoriosos no confronto contra Porto Rico. Com o resultado, o time verde e amarelo vai à semifinal da divisão.

Na primeira partida, a dupla formada por Vitor Ishiy e Eric Jouti venceram o primeiro e o terceiro set sem maiores problemas. Contudo, o segundo período foi marcado pela disputa acirrada entre as seleções, a qual assinalou o triunfo brasileiro por 14 a 12.

Já na segunda partida, agora individual, Hugo Calderano conquistou outra vitória por 3 a 0 para a equipe verde e amarelo. Porém, na terceira partida, Eric Jouti encontrou barreiras para triunfar sobre seu adversário. Entretanto, o brasileiro conseguiu se sobressair pelo placar de 3 a 2, assinalando a conquista do Brasil por 3 a 0 sobre Cuba.

HANDEBOL

O handebol foi outro esporte vitorioso do Brasil na noite desta sexta-feira (03). A equipe Masculina do desporto superou os Estados Unidos por 40 a 27. O destaque brasileiro ficou por conta de Jean Pierre Dupoux e Rudolph, os quais foram os goleadores da partida com 8 e 7 gols, respectivamente.

Após iniciar à frente do placar e nos minutos seguintes sofrer o revés, o Brasil engatou a virada e em sequência o aumento na vantagem desde o primeiro tempo. Ao final dos 30 minutos iniciais, a Seleção Brasileira estava a frente por 10 gols. Já na segunda etapa, o resultado não foi diferente. Apesar da diminuição de intensidade, o time verde e amarelo continuou a manutenção da diferença de gols, assinalando 17 a 14 no segundo período e confirmando o triunfo brasileiro.

BASQUETE

O Basquete do Brasil quebrou a sequência de vitórias do time verde e amarelo nesse penúltimo dia de Jogos Pan Americanos. Após uma fase de grupos invicta, a equipe brasileira Masculina foi superada pela Seleção Venezuelana em 84 a 77.

A Seleção Brasileira permaneceu atrás do placar durante toda a partida, se sobressaindo apenas no 3° e 4° quartos, cujo foram assinalados por 20 a 14 em ambos os períodos. Apesar da derrota, o cestinha da partida foi brasileiro. Guilherme Pereira anotou 22 pontos e empatou com o venezuelano Yohanne Sifontes nas maiores pontuações do jogo.

RUGBY 7

No Rugby 7, o Brasil entrou em campo pelas categorias Masculina e Feminina, em confrontos válidos pela Fase de Grupos (Grupo B). Na ocasião, a Seleção Brasileira encerrou a noite com uma vitória e uma derrota. O triunfo ficou por conta do time masculino, o qual se sobressaiu por um placar elástico à Seleção Mexicana, 29 a 0. Já a equipe feminina foi superada pelas canadense no placar de 29 a 21.

O destaque da Seleção Feminina ficou por conta de Mariana Nicolau, a qual marcou 11 pontos para a amarelinha. Já na partida Masculina, Moises Duque deteve a maior pontuação do time verde e amarelo, com 9 pontos.

POLO AQUÁTICO

O Polo Aquático foi outro esporte a conquistar a classificação para as finais na noite desta sexta-feira (03), após o triunfo sobre a Seleção do Canadá. A vitória brasileira veio apenas no último período do confronto, o qual foi assinalado por 5 a 3. Com o placar do 4° quarto, o Brasil triunfou se sobressaiu aos canadenses pelo placar de 13 a 12.

Os goleadores brasileiros foram: Logan De Oliveira (1), Roberto Agulha (1), Rafael Vergara (2), Pedro Vergara (1), Gabriel Da Silva (1) e Gustavo Guimarães (1).

BREAKDANCE

Na modalidade estreante dos Jogos Pan Americanos, o Brasil esteve presente em 11 confrontos, com os atletas Nathana, Mini Japa, Leony e Rato. A fase disputada nesta sexta-feira (03), foi a Fase de Grupos, a qual a Seleção Brasileira figura no Grupo A da categoria B-Girls (Nathana e Mini Japa), Grupo C da divisão B-Boys (Rato) e Grupo C da categoria B-Boys (Leony).

Ambos os atletas atuaram 3x no penúltimo dia do Pan, buscando a classificação para as fases finais que acontecerão neste sábado (04). Para as Quartas de Final se classificaram Mini Japa, Rato e Leony, todos os 3 dançarinos triunfaram duas vezes na Fase de Grupos.

PATINAÇÃO ARTÍSTICA

Outra modalidade que teve sua estreia nesta sexta-feira (03), foi a Patinação Artística sobre Rodas, nas categorias Feminina e Masculina. Os patinadores Bianca Corteze e Erik Medziukevicius atuaram pela divisão livre em rodadas curtas.

Pela categoria Feminina, Bianca atingiu a 4° maior pontuação da programação, com 45.52 pontos. Já na divisão Masculina, Erik despontou em 1° lugar, com 73.61 pontos. As medalhas do esporte serão disputadas já nesse sábado (04), em rodadas de longa duração.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade