Ribeirão Preto recebe 1º circuito de rua da Stock Car na temporada
15 mai2012 - 15h26
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Após três etapas, a temporada 2012 da Stock Car chega a seu primeiro circuito de rua neste final de semana, em Ribeirão Preto. A corrida, com largada marcada para as 9h35 (de Brasília) deste domingo, não costuma ter muitas ultrapassagens, fruto da pequena largura das ruas da cidade, fato que dá ainda mais importância ao treino classificatório deste sábado.
Nesta terça-feira, logo após a Ferrari admitir a "queda" de Felipe Massa na temporada 2012 da Fórmula 1, a conceituada revista britânica Autosport informou que a escuderia está analisando nomes para substituir o brasileiro se o rendimento não melhorar rapidamente. Uma solução a curto prazo seria o belga Jerome d'Ambrosio, 26 anos, reserva da Lotus, que está disponível e, segundo o periódico, aceitaria vestir vermelho "por meio ano". Veja outros nomes que já foram especulados:
Foto: Getty Images
"Tem que largar na frente. A ultrapassagem é difícil até mesmo com o push-to-pass (sistema de ultrapassagem que dá um ganho de potência ao motor). Acho que todos vão usar o push na classificação. Estamos só pensando em largar bem, não vamos poupar pneu, vamos usar novos para andar bem rápido. 90% do trabalho será feito para largar bem", afirma Diego Nunes, piloto da Hot Car, 18º colocado na última edição da prova, em 2011.
Há, porém, certa polêmica envolta nos treinos livres da prova do interior paulista. Diferente dos outros circuitos, quando a adaptação à pista é feita no dia anterior aos treinos classificatórios, os treinos livres serão realizados no sábado, apenas algumas horas antes dos treinos que definem o grid de largada.
"Gosto do circuito de rua. Só é uma pena que não tenha muito treino", reclamou Eduardo Leite, companheiro de equipe de Nunes. Quem pode tirar vantagem do fato é Átila Abreu, vencedor das duas únicas etapas de Ribeirão Preto disputadas até aqui, em 2010 e 2011.
"Aqui 80% do resultado final depende da largada, porque é muito difícil realizar uma ultrapassagem. A pista é estreita e há ondulações em pontos de freada, que tornam o circuito traiçoeiro para os pilotos. Mesmo com essas dificuldades, espero que todos percebam que a temporada é longa e não resolvam ir além do limite na primeira curva", analisa o piloto da Mobil Super Pioneer Racing, mostrando intimidade com a pista.
Outra diferença no circuito interiorano pode ser notada nos treinos classificatórios. Por ser uma pista de rua, os pilotos fazem as voltas lançadas um a um, diminuindo o risco de serem atrapalhados por um acidente.
Confira a programação da quarta etapa da Stock Car 2012, além da classificação geral de pilotos:
Nesta terça-feira, logo após a Ferrari admitir a "queda" de Felipe Massa na temporada 2012 da Fórmula 1, a conceituada revista britânica Autosport informou que a escuderia está analisando nomes para substituir o brasileiro se o rendimento não melhorar rapidamente. Uma solução a curto prazo seria o belga Jerome d'Ambrosio, 26 anos, reserva da Lotus, que está disponível e, segundo o periódico, aceitaria vestir vermelho "por meio ano". Veja outros nomes que já foram especulados:
Foto: Getty Images
A revista informa ainda que, sempre no caso de Massa não mostrar evolução a partir do GP de Mônaco, marcado para 27 de maio, a Ferrari estuda também Paul di Resta, 26 anos. O escocês estreou na F1 em 2010 pela Force India e coleciona 15 pontos nesta temporada com o time. Curiosamente, em entrevista na semana passada à rede britânica BBC, o tricampeão mundial Jackie Stewart sugeriu o nome do compatriota como um bom companheiro para o espanhol Fernando Alonso
Foto: Getty Images
A outra opção do time italiano, também segundo a Autosport, é Nico Hulkenberg, 24 anos. O alemão iniciou sua carreira na categoria pela Williams, em 2010, e depois de um ano como reserva da Force India virou titular da equipe neste ano, no qual soma três pontos até aqui. O atual reserva da escuderia indiana é o francês Jules Bianchi, 22 anos, integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, que já participou de dois treinos livres da categoria em 2012 (na China e na Espanha)
Foto: Getty Images
No último domingo, Adrian Sutil, 29 anos, abasteceu as especulações ao reaparecer no paddock no GP da Espanha. O alemão deixou a Force India em 2011 e está desempregado. Em dezembro, a revista alemã Auto Motor und Sport ligou o nome de Sutil à Ferrari, mas o boato foi negado. No último fim de semana, o piloto disse à rede RTL que talvez volte a um cockpit "muito rapidamente". Ele admitiu que passou a maior parte do tempo na Catalunha falando com pessoas da Force India
Foto: Getty Images
Por ser integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, Sergio Perez, 22 anos, vem sendo especulado no time desde que começou a se destacar pela Sauber, em 2011. Neste ano, o boato ganhou força depois da segunda posição no GP da Malásia. De acordo com a Autosport, o mexicano "continua como uma possibilidade a longo prazo" para o time de Maranello, enquanto que D'Ambrosio "permitiria a Ferrari a gastar mais tempo pensando em suas opções para um novo parceiro para Alonso em 2013"
Foto: Getty Images
Também nesta terça, o site da ESPN americana destaca a pressão exercida pela Ferrari sobre Massa e aponta que, além de Pérez e Di Resta, "Mark Webber também foi vendido como um possível substituto para Massa em 2013". O australiano, 35 anos, tem contrato com a Red Bull até 2012 e escolheu a ironia quando questionado sobre o boato nos testes de Mugello: "um dia se fala em Jenson (Button) na Ferrari, depois em Sergio (Pérez), agora eu. Não assinei nada. Só penso no meu time"
Foto: Getty Images
Em abril, Jenson Button, 32 anos, causou frisson ao confessar, à Agência Estado, que recebeu sondagens para substituir Felipe Massa em 2011. "Fiquei feliz ao ver que meu trabalho era reconhecido. Escutei que algumas equipes queriam me fazer uma oferta", disse ele, que preferiu renovar por "múltiplos anos" com a McLaren - a duração do acordo não foi divulgada. Ao diário Daily Mail, também em 2012, o inglês afirmou ainda que gostaria de ter Fernando Alonso como parceiro
Foto: Getty Images
Segundo publicou em dezembro o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Robert Kubica, 27 anos, acertou um teste com o modelo de 2010 da Ferrari, o F10, para o circuito de Mugello entre março e junho de 2012. Amigo de Alonso, o polonês chegou a pilotar um carro de rali e um kart nesta temporada, mas seu retorno à F1 para a próxima temporada é incerto. Segundo o italiano Flavio Briatore, que visitou Kubica no hospital, seria mais prudente esperar até 2014
Foto: Getty Images
O diário alemão Bild apontou em novembro que Rosberg, 26 anos, tinha visitado a fábrica da Ferrari, em Maranello. O piloto negou a notícia na época e logo depois renovou com a Mercedes até 2013. Neste ano, porém, Nico admitiu que seu pai, Keke, o aconselhou a permanecer na Mercedes em vez de rumar para a escuderia italiana. Campeão da F1 em 1982, o finlandês ainda insinuou que Massa foi mantido pois a Ferrari já havia gastado muito na rescisão do contrato de Kimi Raikkonen