Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Negociação de última hora tira Jack Doohan do grid da Super Formula em 2026

Ex-piloto da Fórmula 1 participou de teste de novatos, mas acordo com a Kondo Racing não avançou; equipe confirma Ukyo Sasahara como titular

30 jan 2026 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários
Jack Doohan participou do teste de novatos da Super Formula em Suzuka, mas ficou fora do grid de 2026 após o fim das negociações com a Kondo Racing.
Jack Doohan participou do teste de novatos da Super Formula em Suzuka, mas ficou fora do grid de 2026 após o fim das negociações com a Kondo Racing.
Foto: F1 / Reprodução

Jack Doohan não disputará a temporada 2026 da Super Formula. Apesar de ter participado do teste de novatos realizado no mês passado em Suzuka, o australiano ficou fora do grid após o fim das negociações com a Kondo Racing, que não chegaram a um acordo.

A equipe japonesa anunciou na sexta-feira (data não especificada) que Ukyo Sasahara ocupará a segunda vaga do time na próxima temporada. O piloto japonês se junta a Luke Browning, que já havia sido confirmado anteriormente. Com isso, Doohan fica oficialmente fora da principal categoria de monopostos do Japão.

A expectativa era de que Doohan corresse pela Kondo em 2026, após ter defendido a equipe no teste pós-temporada em dezembro, em Suzuka. O piloto de 23 anos vinha sendo apontado como favorito para a última vaga disponível no grid, em um possível acordo mais amplo com a Toyota, que poderia incluir também funções como piloto reserva da Haas na Fórmula 1.

No entanto, segundo informações, as negociações esfriaram principalmente pela exigência de que Doohan levasse um orçamento próprio para garantir a vaga na equipe. O desempenho no teste de novatos também não ajudou: o australiano sofreu três acidentes ao longo das atividades, todos no mesmo ponto da pista, a curva Degner 2, o que comprometeu sua quilometragem e o deixou bem atrás de Browning — piloto reserva da Williams na F1 — nos tempos finais.

Com a saída definitiva do radar da Super Formula, Doohan enfrenta agora um cenário de incerteza em sua carreira, já que poucas oportunidades em categorias de alto nível costumam surgir tão perto do início da temporada. O piloto teve sua saída da Alpine confirmada em meados de janeiro, encerrando sua passagem pela Fórmula 1.

Por outro lado, Ukyo Sasahara ganha uma chance inesperada de retornar à Super Formula. Bicampeão de corridas na categoria, o japonês de 29 anos estava fora do grid desde o fim de 2024, quando deixou a equipe TOM’S. Após testar pela Kondo em Suzuka, Sasahara havia sido preterido anteriormente em favor de Zak O’Sullivan, mas agora assume a vaga deixada pelo britânico, que se transferiu para a Team Impul.

Sasahara pilotará o carro #4 da Kondo Racing, enquanto Browning ficará com o #3. O anúncio da equipe também completa oficialmente o grid de 23 carros para a temporada 2026 da Super Formula, após a confirmação de Shun Koide pela ThreeBond Racing no início do mês.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade