MotoGP: Bagnaia aproveita erro de Marc Márquez e conquista primeira pole no ano
Marc Márquez cai na última curva, e Pecco Bagnaia crava pole position
O campeão voltou! Francesco Bagnaia crava o tempo de 1:52:303 em Brno e conquista sua primeira pole position na temporada da MotoGP. Marc Márquez que vem sendo dominante, errou na última curva, caiu, mas acabou ficando com o segundo melhor tempo, 1:52:522 no Grande Prêmio da República Tcheca. Com a dupla da Ducati oficial sendo acompanhada na primeira fila por Fabio Quartararo (Yamaha).
O espanhol Jorge Martín que volta após 3 meses longe das pistas, avançou ao Q2 no treino classificatório na sexta, no entanto, não fez uma boa classificação e largará da 12ª posição.
Q1 – Pecco Bagnaia e Raul Fernandez se classificam
Na sexta-feira (18), Pecco Bagnaia não havia feito um bom treino, e acabou ficando de fora do Q2, porém o bi-campeão mundial se recuperou, e marcou o tempo de 1:52:715, superando Fabio Di Giannantonio (VR46) por 0,4s, avançando para a segunda parte da classificação.
Diggia seguia sendo pressionado, e Raul Fernandez (Trackhouse MotoGP Team) conseguiu melhorar e chegou à P2, ficando a 0.060s de Bagnaia. O italiano da VR46 tentou melhorar seu tempo, porém ficou com a P3. A sólida volta de Fernandez foi suficiente para tirar Fabio da classificação, com Bagnaia e o espanhol da Trackhouse avançando para o Q2.
Q2 – Drama de Marc Márquez nos segundos finais garante Pole para Bagnaia
Marc Marquez fez a primeira volta e marcou o tempo de 1:52.522, com Quartararo ocupando a segunda colocação apenas 0.093s do piloto da Ducati. Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) e Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing) ocuparam as P3 e P4, enquanto o Martín ficou em P10 após sua primeira volta em Q2.
Bagnaia, ainda não havia registrado o tempo e estava em uma recuperação com cinco minutos restantes. O italiano estava 0.119s abaixo do tempo de Marc Márquez no segundo setor, 0.133s no terceiro setor, e ao cruzar a linha de chegada, Pecco conquistou a pole provisória com 0.219s de vantagem.
Marco Bezzecchi estava bem, porém escorregou e caiu na Curva 1, perdeu tempo e foi prejudicado na sequência. Na queda, a bandeira amarela foi acionada e muitos tempos foram anulados nos dois minutos finais.
A volta de Fernandez não foi afetada, e ele subiu para a P5, o que fez Álex Márquez cair para asétima colocação. Marc Márquez liderava o pelotão e, ao passar pelo Setor 1, fez o melhor tempo até ali, com a vantagem de 0.245s no terceiro setor, e mais uma pole parecia garantida, no entanto, Marc Márquez caiu na Curva 13, no mesmo local onde Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) havia caído segundos antes.
Com o drama de última hora, a pole position foi para Pecco, sua primeira do ano, enquanto o líder do campeonato teve que se contentar com a P2, com Quartararo ficando em P3.
Confira a classificação!
A MotoGP volta neste sábado às 10h para a corrida sprint no Grande Prêmio da República Tcheca, com transmissão no Disney+ e Espn4.