MotoGP: Álex Márquez é operado após queda no GP dos Países Baixos
Piloto da Gresini fraturou a mão esquerda e passou por cirurgia no próprio domingo (29), em Madrid
O espanhol Álex Márquez passou por cirurgia ainda no domingo (29 de junho) após sofrer uma fratura na mão esquerda durante o Grande Prêmio dos Países Baixos de MotoGP. O acidente ocorreu na sexta volta da corrida em Assen, quando o piloto da Gresini Ducati se envolveu em um contato com Pedro Acosta na curva Strubben.
Márquez e Acosta disputavam a quarta posição no início da prova quando suas motos se tocaram. Mesmo já fora da curva, os dois ainda estavam próximos quando a dianteira da moto de Álex travou, projetando-o violentamente ao solo. A direção de prova analisou rapidamente a cena e decidiu que não haveria investigação adicional sobre o incidente.
Após o tombo, o piloto foi encaminhado para Madrid, mas acabou sendo operado ainda no domingo para reduzir a fratura. Em comunicado, a Gresini confirmou o sucesso do procedimento e informou que atualizações sobre o processo de recuperação do #73 serão divulgadas “nos próximos dias”. Ainda não há previsão oficial para seu retorno às pistas.
O chefe da equipe, Michele Masini, pediu calma ao piloto na reabilitação. “A única coisa que vou pedir ao Álex é que ele se recupere bem e com calma, para voltar ao ponto onde estávamos — no topo”, disse. Segundo a equipe, dados coletados mostraram uma pressão excessiva no freio dianteiro no momento do contato com Acosta, o que provocou a queda.
O resultado foi um duro golpe na classificação geral. Depois de conquistar o segundo lugar na corrida sprint do sábado, Álex não pontuou no domingo e viu a diferença para seu irmão, Marc Márquez, subir para 68 pontos no campeonato. A expectativa agora é garantir uma boa recuperação física e voltar à disputa ainda nesta temporada.