Moto2: Gonzalez discorda que Diogo Moreira não sinta pressão: “Quando você está perto do seu objetivo, fica sempre mais pressionado”
Em exclusiva ao Parabólica, o piloto espanhol falou sobre a briga pelo título, mentalidade e expectativas para o GP de Portugal. Confira:
Nesta quinta-feira (06), Manu Gonzalez, atual vice-líder da Moto2 concedeu uma entrevista exclusiva ao Parabólica. A categoria chega para o GP de Portugal com o campeonato ainda em aberto e com a disputa garantida, visto que o brasileiro Diogo Moreira assumiu a liderança na última etapa, realizada na Malásia.
Agora, 9 pontos separam Gonzalez de Diogo. O brasileiro pode ser campeão neste fim de semana e levar o troféu para casa caso termine a corrida com 17 pontos de vantagem. Confira aqui os cenários possíveis para Moreira conquistar o título neste GP!
Quando questionado sobre a possibilidade de Diogo Moreira não se sentir pressionado na luta pelo título, o piloto espanhol apresentou discordância, afirmando que a pressão neste cenário é algo normal, face à situação.
“Isso é impossível, porque você sempre quer vencer, e quando você vê que está perto do seu objetivo, fica sempre mais nervoso e mais pressionado. Claro que se pode usar isso de uma forma positiva, mas está sempre lá na sua mente, não é? Então, não é fácil, tirar isso”
O espanhol afirmou que, agora que é vice-líder, apenas busca não pensar tanto em liderar ou vencer, tentando apenas aproveitar o momento e a moto, apresentando uma mudança de mentalidade.
“Para mim, agora, mudou muito, completamente. Estou apenas saindo para a pista e tentando aproveitar a pilotagem, a moto, o trabalho com a equipe e não pensar mais em liderar ou em vencer o campeonato"
O piloto afirmou a necessidade de ter confiança com a moto para conseguir realizar um bom desempenho no circuito de Portimão, que apresenta um traçado técnico com subidas e descidas, que fazem com que a moto esteja em constante movimento.
“É necessário ter um controle realmente bom e uma boa confiança com a moto para a controlar da maneira perfeita. É um circuito realmente complexo e que requer muito nas travagens, mas não tanto porque senão você pode perder na saída. Além disso, a roda dianteira está sempre empinando”
Gonzalez também ressaltou a dificuldade física que o circuito apresenta mas espera realizar uma boa performance
“É muito físico para os braços. É sempre difícil chegar ao final da corrida com uma boa força nos braços. Eu sempre, fiz boas corridas aqui, então estou ansioso para fazer o mesmo neste fim de semana”
O jovem piloto apontou a necessidade de manter uma boa mentalidade, reassumindo a mesma que tinha quando estava em segundo lugar, ainda no início do campeonato
“Precisa ser como quando eu estava indo para Jerez no início do campeonato. A mentalidade era sair e mostrar o nosso melhor nível.
Então, aqui tem que ser o mesmo. Não, pensar em ficar à frente do nosso rival ou pensar na estratégia. Acho que apenas, sair e dar mais de 100% e se cometermos um erro… faz parte do trabalho”
O espanhol afirmou que não têm nenhum hábito que o ajude a focar antes de entrar na pista ou que o distraia da pressão do campeonato.
“Não estou realmente concentrado em nada que me ajude. Eu realmente gosto de fazer o que estou pensando no momento ou o que eu quero fazer. Eu sempre tento fazer as coisas da mesma maneira, sempre com tempo para fazer os meus alongamentos e as minhas preparações. É isso que me dá a calma para sair para a pista”
Por fim, quando questionado sobre seu estilo de pilotagem e a vantagem que pode fazer a diferença nesta briga direta com Diogo face às condições de Portimão, o piloto afirmou estar preparado para qualquer cenário, visto que conhece a moto e a melhor maneira de adaptá-la às circunstâncias do traçado.
“Este pode ser diferente de muitos circuitos, mas neste ano estivemos fortes em todas as condições, então acho que não será um problema para nós. Tivemos uma boa experiência em todas as corridas que fizemos, então, mais ou menos, sabemos a moto de que gostamos nestas condições”
Gonzalez ressaltou sua capacidade de se adaptar às mudanças das peculiaridades de uma pista para a outra
“Este é um bom ponto para nós porque quando as condições mudam de um dia para o outro, de uma pista para a outra, estamos sempre com uma boa adaptação. E também com o meu estilo de pilotagem, eu sempre me adapto muito rápido, se há vento ou se está um pouco húmido. Estamos realmente prontos para cada momento, então este é um ponto realmente forte para o nosso lado”
A Moto2 realizará a classificação às 10h40 neste sábado (08), com Manu González e Diogo Moreira iniciando no Q2. A transmissão será realizada pela ESPN4 e Disney+.