PUBLICIDADE

Vettel reclama de areia após 19º lugar no grid da Holanda: "Simplesmente perdi o carro"

Sebastian Vettel não passou do penúltimo lugar na classificação do GP da Holanda, e creditou erro a um trecho arenoso da pista de Zandvoort que o fez perder controle do carro

3 set 2022 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários
Sebastian Vettel lamentou por ter sofrido com areia nos pneus em Zandvoort
Sebastian Vettel lamentou por ter sofrido com areia nos pneus em Zandvoort
Foto: AFP / Grande Prêmio

OS SEGUNDÕES DA F1 2022: DÁ PRA CONFIAR EM SAINZ E PÉREZ? | PADDOCKAST #163

A Aston Martin viveu dois sentimentos completamente diferentes em sua garagem neste sábado (3), em Zandvoort, entre a felicidade pelo décimo lugar de Lance Stroll no grid de largada do GP da Holanda e a decepção pela 19ª posição de Sebastian Vettel na classificação. O tetracampeão mundial afirmou que teve sua última tentativa atrapalhada por um trecho mais arenoso do circuito holandês, que fica às margens do Mar Negro e recebe uma quantidade maior de areia do que o habitual na F1.

"Eu tive um pouco de areia nos pneus da esquerda na minha última volta do Q1, na entrada da curva 13", lamentou Vettel. "Nesse momento, você está realmente focado na zebra da cura à direita — eu não estava tentando nada de diferente — e simplesmente escapei da linha [de corrida] e perdi o carro", explicou.

Vettel destacou que, assim como seu companheiro de equipe conseguiu, confiava em um ritmo que fosse suficiente para levá-lo à fase seguinte da classificação — e até mesmo ao Q3, quando apenas os dez melhores definem as posições de largada do grid de domingo.

Próximo à praia, Circuito de Zandvoort sofre com areia na pista (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Acho que você poderia dizer que eu fui pego pelo 'Zand' de "Zandvoort", brincou Vettel em alusão à palara 'sand', que em inglês significa areia. "Meu ritmo até aquele momento parecia muito bom, aquela última volta era facilmente boa o suficiente para ir ao Q2, e acho que provavelmente chegaríamos ao Q3 também", avaliou.

No entanto, a areia atrapalhou o piloto, que precisou se contentar com a última fila. Agora, na opinião do próprio Vettel, a missão de pontuar em Zandvoort se tornou consideravelmente mais difícil, e só uma estratégia da Aston Martin pode ajudar o alemão a buscar pontos na corrida deste domingo.

"É uma pena, e torna as coisas mais difíceis para amanhã", admitiu Vettel. "Porque nós basicamente vamos começar no último lugar. Vamos ver se conseguimos encontrar uma solução estratégica inteligente, mas provavelmente será uma longa tarde [na corrida]", sentenciou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade