Verstappen passeia em Mônaco e abre vantagem no campeonato
Max Verstappen vence GP de Mônaco de ponta a ponta e dispara no mundial de pilotos. Alonso é 2º e Ocon 3º
É cliché dizer que, em Mônaco, a classificação é tão importante quanto a corrida. A edição de 2023 da mais tradicional das provas da Fórmula 1 foi mais um lembrete disso. No sábado, Max Verstappen tirou uma pole da cartola no instante final da classificação, em uma volta memorável. Ali, foi meio caminho andado para a vitória.
O holandês segurou a liderança na largada e voou em velocidade de cruzeiro, sem sustos. Na parte final da corrida, a chuva chegou, ensaboou a pista e dificultou as coisas para os pilotos. Não para Verstappen, que tinha vantagem segura sobre o restante do pelotão e não foi ameaçado em momento algum.
Bastou controlar o ritmo para cruzar a linha de chegada com 25 segundos de vantagem sobre o 2º colocado, sacramentando sua 4ª vitória no ano, 2ª em Mônaco e 39ª na carreira. Com Sergio Perez em um péssimo fim de semana e longe da pontuação, Verstappen viu sua vantagem no campeonato disparar para confortáveis 39 pontos.
Fernando Alonso também teve corrida sem sustos e foi o 2º, seu melhor resultado em desde 2014. O espanhol ainda teve uma oportunidade de incomodar Verstappen: quando a chuva iniciou, ele entrou nos boxes antes do líder, mas a Aston Martin fez uma opção estranha por pneus de pista seca, e não intermediários, o que o obrigou a uma segunda parada uma volta depois. Não fosse isso, uma briga pela vitória poderia estaria no radar. Ainda assim, resultado sólido do espanhol.
Em 3º, outro piloto com uma corrida consistente: Esteban Ocon, que resistiu a ataque de Carlos Sainz no começo da prova e de Lewis Hamilton nas voltas finais, e levou à Alpine ao seu melhor resultado do ano. A cobrança do CEO parece ter dado resultado..
A zona de pontuação seguiu com George Russell, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Lando Norris e Oscar Piastri. A Alpine se consolida como a 5ª força da temporada. A Ferrari, mais uma vez, anda para trás e deixa pontos pelo caminho. E a McLaren pontua com seus dois carros pela primeira vez no ano.
A Fórmula 1 volta à ação no próximo fim de semana, no GP da Espanha, em Barcelona.