Toro Rosso anuncia russo Kvyat como segundo piloto para 2014
A Toro Rosso anunciou nesta segunda-feira o nome de seu segundo piloto para a temporada 2014 da Fórmula 1. Trata-se do russo Daniil Kvyat, 19 anos, que substituirá o australiano Daniel Ricciardo e correrá ao lado do francês Jean-Eric Vergne na equipe.
A opção foi oficializada pela própria Toro Rosso por um comunicado, no qual justifica a escolha pelo jovem russo, integrante do programa de formação de pilotos da Red Bull. Aos 19 anos, Kvyat vem de temporadas na GP3 e na Fórmula 3 europeia.
Kvyat competia com o português António Félix da Costa (considerado favorito à vaga) e com o espanhol Carlos Sainz Júnior para o posto. A vaga estava aberta desde o anuncia da promoção de Ricciardo para a Red Bull, onde irá substituir o compatriota Mark Webber.
“São notícias fantásticas, um sonho que se realiza. Quero agradecer à Reb Bull e à Toro Rosso por me dar esta oportunidade sem preço. Desde que comecei no kart, queria chegar à Fórmula 1, e agora isso se tornará realidade na próxima temporada”, comemorou Kvyat no comunicado divulgado.
“Tive um gostinho de trabalhar com a Toro Rosso quando pilotei com eles em Silverstone (nos testes de jovens pilotos) e aproveitei muito a experiência. O fato de morar na Itália (em Roma) e falar bem o italiano iráo, tenho certeza, me ajudar a me integrar à equipe muito rapidamente”, completou.
Com três jovens pilotos de seu programa de formação de pilotos na briga por uma vaga (Felipe Nasr chegou a ser cotado, mas acabou descartado), o chefe de equipe da Toro Rosso comemorou a escolha. Franz Tost elogiou Kvyat e destacou o único título do piloto nas categorias de acesso, o da Fórmula Renault 2.0, em 2012.
“Estamos felizes de continuar com nossa política de trazer pilotos do Red Bull Junior Programme. Daniil é um piloto muito talentoso, o que pode ser visto em seus resultados em todas as categorias de acesso. Ele foi um piloto muito talentoso no kart e, em 2012, conquistou o título da Formula Renault 2.0 com sete vitórias. Neste ano, competiu em seis etapas da Fórmula 3 europeia, com uma vitória, cinco poles e cinco pódios. Além disso, ele continua na briga pelo título da GP3”, elogiou Tost, destacando a segunda posição do russo na temporada da GP3, sete pontos atrás do líder, o argentino Facu Regalia (138 a 131).
“Ele impressionou nossa equipe com um desempenho forte e um feedback de informações muito técnico no teste de jovens pilotos em Silverstone. Isso sugere que as qualidades básicas, da qual ele pode progredir, estão em todos os lugares. Daniil pode estar certo de que utilizaremos sua experiência no treino de jovens dará a ele o melhor começo possível em sua carreira na Fórmula 1", completou.
A tendência é que Daniil Kvyat seja o segundo piloto russo na temporada 2014 da Fórmula 1. Ainda que não tenha sido oficialmente anunciado, a Sauber espera apenas obter a superlicença de Sergey Sirotkin para confirma-lo como piloto na próxima temporada.