Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suspensão ativa é motivo de discussão na F1

7 abr 2010 - 14h08
(atualizado às 17h58)
Compartilhar

A Red Bull foi absolvida no caso da suspensão ativa, mas a FIA mandou uma nota às equipes que se qualquer sistema inteligente de suspensão for detectado, será considerado ilegal, segundo informação de um porta-voz da FIA à Autosport.

"Qualquer sistema ou procedimento com o propósito e/ou o efeito de mudar o acerto da suspensão, enquanto o carro está sob as condições do parque fechado, será considerado como infrator do artigo 34.5 do regulamento esportivo", diz a nota.

Ainda no mesmo comunicado, a FIA, disse que qualquer sistema na suspensão para mudar a altura do automóvel entre o treino classificatório e a corrida é ilegal. O esclarecimento veio depois que algumas equipes passaram a desconfiar de que a Red Bull tinha alterado a altura durante o GP da Malásia.

"Além disso, nós acreditamos que qualquer sistema de amortecedor que se nivela automaticamente também será considerado transgressão do artigo 3.15 do regulamento técnico". O artigo determina que todos os dispositivos de carro devem ficar imóveis e que nenhum deles pode ser utilizado para alterar o espaço entre o modelo e o solo.

Portanto, este artigo proíbe qualquer modificação no carro durante o parque fechado. Caso alguma violação seja encontrada, o piloto largará do pit lane.

Após a inspeção, algumas equipes, como a McLaren, questionaram a clareza da minuciosidade do exame, e afirmaram que vão tentar melhorar a suspensão.

Já a Red Bull ficou chateada com a acusação, e que vai denunciar se suspeitar de alguma outra equipe. "Se a McLaren tiver um na China iremos protestar contra eles porque, teoricamente, são ilegais. A FIA deu uma boa olhada em nosso carro e estão satisfeitos com o que viram", afirmou Cristian Horner, chefe da Red Bull.

Com informações da Gazeta Press e da Lancepress

Sebastian Vettel largou em terceiro e conseguiu roubar a ponta de Mark Webber logo na primeira curva
Sebastian Vettel largou em terceiro e conseguiu roubar a ponta de Mark Webber logo na primeira curva
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra