Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

No detalhe: como foi o agitado GP da Holanda de F1

Chuva agitou a corrida e provocou bastante ação. Max Verstappen passou incólume pelo caos e venceu mais uma

27 ago 2023 - 13h08
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen no GP da Holanda
Max Verstappen no GP da Holanda
Foto: Red Bull / Twitter

Nem uma corrida caótica foi capaz de interromper a impressionante sequência de vitórias de Max Verstappen. E olha que não faltou praticamente nada no GP da Holanda! A bagunça começou com uma rápida chuva chegando logo na primeira volta, passou por um safety car, um temporal no final (com direito a interrupção da prova) e terminou com uma relargada a seis voltas do final.  

Verstappen ainda perdeu posições ao demorar para trocar de pneus no começo da prova, mas logo recuperou a liderança e não saiu mais de lá. Outro que soube lidar bem com as adversidades foi Fernando Alonso, que voltou ao pódio com um 2º lugar.

O pódio ainda teve a participação de Pierre Gasly, que fez boa prova e contou com uma punição de Sergio Perez para subir no último degrau do palco dos primeiros.

Confira o volta a volta do GP da Holanda: 

PRÉ-CORRIDA - Todos começaram com pneus macios, à exceção de Hamilton e Hulkenberg, de médios. Se não chovesse, apenas eles iriam para uma parada, segundo a previsão da Pirelli. No entanto, equipes alertavam no rádio que a chuva não tardaria mais que 5 minutos para chegar, a contar do início da prova. 

Magnussen larga dos boxes. 

LARGADA – Verstappen largou bem e manteve a ponta. Na pista úmida, Alonso, ganhou posições e pulou para 3º. Albon e Sainz duelavam logo atrás. No fim da primeira volta, a chuva apertou. Os líderes seguiram na pista, enquanto alguns da metade para trás entraram para colocar pneus intermediários. 

02/72 - Alonso, ainda na pista, se valeu de sua experiência para passar Norris e ser 2º. Verstappen, Alonso e outros que não haviam parado, o fizeram. Russell, Norris, Albon e Hamilton, por exemplo, seguiram na pista esperando que a chuva cessasse. 

03/72 - Perez assumiu a liderança com 13 segundos de margem. Zhou era 2º, seguido por Gasly. Verstappen voltou no fim da fila de carros com pneus intermediários. Russell, Gasly e Hamilton, finalmente, entraram. 

04/72 - Verstappen começou a escalada, superando diversos pilotos. A Mercedes via seus dois pilotos longe dos pontos. 

Sergio Perez liderou os estágios iniciais da prova
Sergio Perez liderou os estágios iniciais da prova
Foto: F1 / Reprodução

05/72 - Verstappen superava Gasly e assume o 4º lugar. 

06/72 - No mesmo ponto, Zhou é superado por Verstappen. A distância de 13 segundos já era de 9 segundos. 

08/72 - Em ritmo alucinante, Verstappen já se via a menos de 5 segundos de Perez. 

10/72 - Piastri, ainda de slicks, fez a volta mais rápida da corrida. Magnussen e Hamilton entraram para calçar compostos macios. 

11/72 - Alonso, Zhou e diversos outros também colocaram macios. Na saída dos  

12/72 - Enquanto Perez ficou na pista, Verstappen voltou aos de seco. Gasly também o fez. 

13/72 - Perez vai aos boxes e sai em 2º, 3 segundos atrás de Verstappen. 

15/72 - Com todos novamente de slicks, a chuva voltou a dar as caras na reta dos boxes. 

16/72 - SAFETY CAR - Logan Sargeant bate no setor dois. 

17/72 - Russell parou novamente e calçou pneus duros. 

22/72 - RELARGADA – Verstappen puxou a fila. Alonso tentou o bote sobre Perez e Sainz sobre Gasly, mas posições se mantiveram. 

24/72 - Com um terço da corrida concluído, a ordem era dos 10 primeiros era: Verstappen, Perez, Alonso, Gasly, Sainz, Zhou, Albon, Ocon, Magnunssen e Tsunoda. A Mercedes via seus dois carros fora da zona de pontuação. 

26/72 - Hamilton superou Leclerc para ser 12º. Piastri aproveitou o embalo e também fez a ultrapassagem sobre o monegasco. 

28/72 - Norris passou Magnussen. Pouco depois, Hamilton fez o mesmo. 

31/72 - Tsunoda supera Zhou para ser 8º. 

33/72 - Norris e Hamilton seguem avançando e superam Zhou. Ambos entram na zona de pontuação. 

41/72 - Leclerc, com problemas no assoalho, era 15º após ter perdido posições para Russell e Bottas, o monegasco se viu sob pressão do estreante Liam Lawson. O novato passou o carro da Ferrari, mas tomou o troco na reta. Na volta seguinte, Leclerc foi superado novamente e recolheu para a garagem. 

Fernando Alonso no GP da Holanda
Fernando Alonso no GP da Holanda
Foto: Aston Martin / Twitter

45/72 - Albon, finalmente, faz sua primeira parada. 

46/72 - Perez vai para os boxes e coloca novo jogo de pneus macios. Hamilton faz o mesmo na mesma volta. 

47/72 - Gasly vai aos boxes e cumpre punição de 10 segundos por penalizações ainda do começo da corrida (velocidade no box e impeding). 

49/72 - Alonso vai aos boxes. A Aston Martin tem problemas para trocar o pneu dianteiro esquerdo. Com a demora, o espanhol perde posições para Sainz e Tsunoda. Pouco depois, ele superou o japonês. 

50/72 - Verstappen faz sua parada sem problemas e mantém a liderança confortavelmente. 

52/72 - Alonso buscou Sainz e fez a ultrapassagem, retomando o 3º lugar. 

53/72 - Russell passa Tsunoda e os dois se tocam. Pequenos danos na asa dianteira do AlphaTauri. Com menos ritmo, o japonês foi ficando. Albon não tardou em superá-lo. 

54/72 - Ocon fez o mesmo e passou Tsunoda. Enquanto se defendia de Hamilton, Norris também superou Tsunoda. Hamilton não perdeu tempo e atacou o japonês por fora. 

55/72 - Albon supera Russell e assume a 6ª posição. Logo atrás, Hamilton finalmente despacha Norris e vira o 8º. 

57/72 - Gasly ataca Sainz na briga pelo 4º lugar, mas o espanhol faz jogo duro e resiste. 

59/72 - Com muito mais velocidade, Hamilton supera seu colega Russell, que sofria com pneus gastos. 

61/72 - A chuva volta à Zandvoort. Alguns pilotos entram nos boxes às pressas. A Red Bull se atrapalha com Perez. Sainz e a Mercedes vão junto. 

62/72 - Verstappen e Alonso também param. A chuva ficava muito forte. Ocon arrisca colocar pneus de chuva pesada. 

63/72 - Perez passa reto na curva 1. e Alonso assume a segunda posição. 

Com a chuva de volta, Perez perdeu posição para Alonso
Com a chuva de volta, Perez perdeu posição para Alonso
Foto: F1 / Reprodução

64/72 - BANDEIRA VERMELHA - Zhou bate na curva 1. Verstappen coloca pneus de chuva intensa. Quando outros pilotos entram nos boxes para fazer o mesmo, a direção de prova dá bandeira vermelha. 

Conforme anúncio da direção de prova, ordem da relargada seria: Verstappen, Alonso, Perez, Gasly, Sainz, Hamilton, Norris, Russell, Albon e Piastri. O safety car foi orientado a dar duas voltas para, então, ser realizada a largada lançada, com todos os carros equipados com pneus intermediários.

66/72 - RELARGADA - Posições mantidas na dianteira. Pouco atrás, Russell superou Norris. Mas a alegria durou pouquíssimo: ainda na mesma volta, Russell abandonou com problemas no carro. 

68/72 - Perez é punido em 5 segundos por excesso de velocidade nos boxes. Ele cola em Alonso para tentar escapar de Gasly e, assim, evitar perder posições. 

70/72 - Hamilton ataca Sainz, que resiste bem. Norris alcança os dois e se junta à disputa. Os três tinham menos de 1 segundo de diferença. 

72/72 - Verstappen vence pela 9ª vez seguida. Alonso passa em 2º, com direito à volta mais rápida. Perez cruza em 3º, mas perde a posição para Gasly em razão da punição. Sainz resiste e é 5º. Hamilton cruza em 6º, apenas 0s023 à frente de Norris. Albon, Piastri e Ocon completaram o top 10. 

O resultado final do GP da Holanda de 2023
O resultado final do GP da Holanda de 2023
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade