Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hans Herrmann, lenda da F1 e Le Mans, morre aos 97 anos

Alemão tinha 97 anos de vida, Hans era o último piloto ainda vivo a ter disputado a temporada de 1954 da F1

9 jan 2026 - 16h36
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Hans Herrmann pilotou pela Mercedes na F1 e Porsche em Le Mans
Hans Herrmann pilotou pela Mercedes na F1 e Porsche em Le Mans
Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

Hans Herrmann, lenda do automobilismo, faleceu nesta sexta-feira, 9 de janeiro. A causa da morte não foi divulgada. O piloto alemão ficou marcado por sua trajetória na Fórmula 1 nos anos 1950 e 1960, sendo o último sobrevivente da temporada de 1954. Seu melhor resultado na categoria foi um terceiro lugar no GP da Suíça de 1954, com a Mercedes, Hans era o último piloto vivo da geração de 1950 da equipe alemã. 

Foi, no entanto, em Le Mans que Herrmann construiu sua maior fama. Sempre fiel à Porsche, disputou a clássica corrida francesa entre 1953 e 1962, período em que conquistou duas vitórias por classe. Após uma pausa para se dedicar às corridas de subida de montanha, retornou em 1966 e obteve o segundo lugar na classe P 2.0. No ano seguinte, venceu ao lado de Jo Siffert na mesma categoria, terminando em quinto lugar no geral.

Em 1969, Herrmann viveu um dos momentos mais dramáticos de sua carreira: ao lado de Gérard Larrousse, perdeu a vitória na última volta para Jacky Ickx e Jackie Oliver, que pilotavam um Ford GT40. O Porsche 908LH Coupé da dupla terminou a prova sem freios, impossibilitado de defender a posição.

Hans cruzando a linha de chegada com o Porsche 917K e dando a primeira vitória a Porsche
Hans cruzando a linha de chegada com o Porsche 917K e dando a primeira vitória a Porsche
Foto: Divulgação / Porsche AG

A consagração definitiva veio em 1970. Ao lado de Richard Attwood, guiando o lendário Porsche 917K, Herrmann conquistou a primeira vitória da Porsche nas 24 Horas de Le Mans. Além da prova francesa. Hans também foi o primeiro a vencer uma corrida pela marca nas 12 Horas de Sebring, em 1960. 

Após o triunfo, cumpriu a promessa feita à esposa: se vencesse Le Mans, encerraria a carreira. Em uma época marcada por acidentes fatais, Herrmann decidiu se afastar das pistas. Mesmo aposentado, manteve-se próximo da comunidade do automobilismo, participando de eventos históricos e celebrando sua trajetória.

Hans Herrmann deixa um legado imenso no esporte, sendo lembrado como um dos grandes nomes da Porsche e um símbolo da era clássica das corridas.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade