PUBLICIDADE

Monumento atrai fãs e "imortaliza" Ayrton Senna em Ímola

30 abr 2014 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários
Estátua de Senna em Ímola
Estátua de Senna em Ímola
Foto: Rafael Belincanta / Especial para Terra

O tempo passa. Senna voava. Senna sempre acelerou contra o tempo que, desde às 14h17 daquele 1° de maio de 1994, corre mais devagar. Talvez seja por isso que muitos se perguntem: já faz 20 anos?

Na verdade, estas duas décadas reiteram a convicção do mito que não subjaz aos efeitos do tempo. Hoje, em Ímola, Senna vive. Está vivo nas lembranças de cada uma das pessoas que chegam ali para lhe prestar esse tributo. Está vivo nos corações dos tantos brasileiros que ainda hoje se arrepiam ao ouvir o hino da vitória e aquele tan tan tan que embalou 41 vitórias - três delas em Ímola - ao longo de dez temporadas na F1, das quais, em três, Senna foi o campeão. Está vivo até mesmo para quem nunca o viu acelerar o seu Toleman, sua Lotus, sua McLaren ou sua última Williams.

O circuito de Ímola não é mais o mesmo de 1994. A curva Tamburello já não existe mais. No seu lugar, foi construída uma chicane menos espetacular, porém muito mais segura. Contudo, do lado de fora da pista, a lembrança permanece. Ali Senna foi imortalizado numa estátua de bronze, na qual foi retratado com uma expressão triste, cabisbaixa, como se pensasse em algo que jamais pudesse acontecer.

A obra é do escultor italiano Stefano Pierotti e foi inaugurada em 1997. Além da imagem principal de Senna, nas laterais existem outras formas. Numa delas, Ayrton é visto de costas, carregando o capacete, como se estivesse caminhando para o lado da vida eterna.

Em outra, Senna é retratado pilotando, o seu fórmula 1 aparece numa pista invisível e, ainda, vê-se a imagem do campeão levantando o troféu da corrida. Por fim, assim como Senna, seu fórmula 1 foi esculpido como se estivesse passando para o outro lado - somente os aerofólios ficaram de fora junto com o capacete, que parece estar flutuando. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade