PUBLICIDADE

Mercedes vê Hamilton "seguir regras" em luta com Verstappen

James Allison, diretor-técnico da equipe, defende manobra do inglês em cima do holandês no GP da Inglaterra e nega ultrapassagem irregular

22 jul 2021 - 04h17
(atualizado às 04h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton depois da vitória no GP da Inglaterra
Hamilton depois da vitória no GP da Inglaterra
Foto: Mercedes / Grande Prêmio
 
A punição de dez segundos para Lewis Hamilton após a batida em Max Verstappen no início do GP da Inglaterra deu o que falar dentro e fora da pista, sobretudo entre as duas equipes envolvidas: Mercedes e Red Bull. Enquanto a equipe austríaca pressionou a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e contratou até advogado para "tomar providências", o time alemão continua se defendendo ao notar o impacto como um acidente comum de corrida.

Para James Allison, atual diretor-técnico da Mercedes, o heptacampeão mundial não fez nada de errado. "No que nos diz respeito, a manobra que Lewis fez estava absolutamente de acordo com o guia de ultrapassagem da FIA", disse o dirigente. "Se você está ultrapassando na parte interna da curva, então a orientação exige que você esteja consideravelmente ao lado, não é necessário que você esteja à frente. Lewis definitivamente estava ao lado", acrescentou.

Lewis Hamilton e Max Verstappen em colisão na primeira volta do GP da Inglaterra
Lewis Hamilton e Max Verstappen em colisão na primeira volta do GP da Inglaterra
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Alisson reiterou que Hamilton, que venceu a corrida apesar da sanção, realizou duas ultrapassagens subsequentes no mesmo lugar sem fazer nenhum contato: primeiro o inglês superou Lando Norris, da McLaren, e, depois, Charles Leclerc, para tomar a liderança e partir para o triunfo.

"Então, eu realmente senti que seria difícil receber a punição. Trata-se de quais são as regras para fazer ultrapassagens e eu não vi que Lewis fez nada de errado em relação a essas regras", concluiu.

O fato de não pontuar no GP da Inglaterra significou que a liderança do piloto holandês no Mundial foi reduzida de 33 para oito pontos após dez corridas disputadas nesta temporada. No entanto, vale lembrar que Verstappen conquistou três pontos na corrida sprint de sábado, quando este novo formato de prova estreou na Fórmula 1.

 
 
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade