Mercedes diz que sofre com pneus na Austrália e sente pilotos "sem confiança" no carro
Andrew Shovlin, diretor de operações de pista, vê a Mercedes presa em um "círculo vicioso" que impede o W13 de gerar aderência nos pneus. A escuderia terminou os treinos fora do top-10
A sexta-feira (8) de treinos livres no Albert Park trouxe mais perrengues para a Mercedes. A equipe prateada, sofrendo com falta de rendimento no começo da temporada da Fórmula 1, teve de lidar com um W13 que simplesmente não traz temperatura e aderência nos pneus. O relato é de Andrew Shovlin, diretor de operações de pista da equipe, que promete uma noite de trabalho intenso antes do sábado de treino classificatório do GP da Austrália.
"Estamos com dificuldades para gerar temperatura nos pneus aqui [Albert Park], esse é o grande ponto em que precisamos focar essa noite", disse Shovlin. "Nós claramente fomos mais competitivos na primeira sessão, com temperaturas mais baixas, do que na segunda, quando não estamos [com pneus] quentes o suficiente. Se pudermos melhorar isso, é bem possível que a gente tenha a aderência necessária", explicou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
George Russell também sofreu com falta de aderência (Foto: Mercedes)
"Só que estamos nesse círculo vicioso em que os pilotos não têm a confiança necessária no carro nas curvas rápidas, e é essa velocidade dessas curvas que gera a temperatura que tanto precisamos. Não foi um dia fácil, mas estamos nos acostumando com dias assim esse ano. Já temos algumas ideias sobre a direção a ser tomada no acerto do carro. Vamos trabalhar durante a noite, cruzando os dedos para progredir", seguiu.
O segundo treino livre, costumeiramente mais representativo em termos de performance dos carros, terminou com a Mercedes fora do top-10. George Russell e Lewis Hamilton foram respectivamente 11° e 13°, ambos mais de 1s2 atrás de Charles Leclerc, o mais rápido do dia pela Ferrari.
Se a tendência vista nos treinos se manter, a Mercedes corre o risco de ter a pior atuação do ano até aqui. A equipe, apesar de encarar dificuldades claras desde a pré-temporada, ainda salvou um terceiro lugar no Bahrein e um quinto lugar na Arábia Saudita. Caso não haja reação em Melbourne, a briga passa a ser por meros pontos na sequência do fim de semana.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 0h (de Brasília). Mais tarde, a classificação acontece às 3h.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.