McLaren aponta "desafios" na construção do novo carro: "É um programa de dois anos"
Após o lançamento do MCL36, o diretor-técnico, James Key, ficou emocionado ao ver o bólido pronto diante das dificuldades no desenvolvimento
McLAREN APRESENTA MCL36 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React
Na última sexta-feira (11), em um evento conjunto das equipes de F1, Indy, Extreme E e eSports, a McLaren apresentou o carro para a temporada 2022, o MCL36. O bólido vai impulsionar os pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo em uma era considerada revolucionária na Fórmula 1, que terá início a partir do dia 20 de março, com o GP do Bahrein.
Devido à pandemia de Covid-19, o novo regulamento da F1 que seria aplicado em 2021, foi transferido para 2022, o que fez a equipe técnica liderada pelo diretor James Key dividir as atenções entre o desenvolvimento dos carros de 2020 e 2021 e a criação do conceito do novo carro.
Eis o McLaren MCL36 para temporada 2022 da F1 (Foto: McLaren)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Com um prazo maior para construção, o novo carro ficou na incubadora por cerca de dois anos, período muito maior do que o habitual. "Este carro é um programa de dois anos, então é um período bastante longo para projetar um carro. Ele ficou em formato digital por muito tempo, fizemos uma coleção de modelos, trabalho teórico, para ver quais partes dele poderiam funcionar na pesquisa de desenvolvimento", revelou Key, em entrevista à F1TV.
Durante a criação, a McLaren foi obrigada a desenvolver primeiramente a parte mecânica do carro, para depois ajustar a aerodinâmica. Esse processo tornou o projeto ainda mais desafiador, pois o comum é ajustar inicialmente a arquitetura do carro para depois focar no setor mecânico.
"Normalmente, definimos as direções em termos de arquitetura, e você sabe que os aspectos da suspensão são uma coisa importante. Considerando que tivemos que fazer isso às cegas e executar várias possibilidades e programas em paralelo até terminarem", destacou.
Depois do árduo trabalho em Working, o diretor-técnico mostrou um certo alívio por ver o carro preparado para ser lançado. "Então construí-lo e juntar todas peças nos últimos dois meses e vê-lo hoje, foi bem emocionante e tem sido uma algo fantástico", comemorou.
Mas a situação confortável já é algo do passado. Agora, a equipe técnica da McLaren está diante de um novo desafio que é aprender mais sobre o carro, com o intuito de desenvolvê-lo da melhor forma ao longo dos testes de pré-temporada e nas primeiras provas de 2022.
"Será muito interessante ver o quão rapidamente vamos aprender sobre o carro nas próximas semanas, mas definitivamente um dos desafios é tentar estabelecer o que nós estávamos pensando sobre o carro e o que realmente está acontecendo. Então será uma das primeiras coisas a serem observadas", acrescentou.
O novo MCL36 chega bem mais carregado de preto do que o antecessor. Ainda na pintura, o azul ganha um tom mais claro em uma faixa mais discreta do que havia no MCL35, enquanto o famoso laranja-papaia fica em um tom menos chamativo. Aerodinamicamente falando, é um carro que chama a atenção por uma lateral bem alongada.
A primeira sessão de testes de pré-temporada da F1 acontece entre os dias 23 e 25, em Barcelona. Já a segunda, que é considerada a mais importante, ocorre no Bahrein nos dias 10, 11 e 12 de março.
OS LANÇAMENTOS MAIS AGUARDADOS DA F1 2022
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.