Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Massa abre olho esquerdo e já fala 3 idiomas, diz médico

28 jul 2009 - 09h13
(atualizado às 13h21)
Compartilhar

Três dias após o acidente no treino classificatório para o GP da Hungria, Felipe Massa está cada vez melhor. Nas últimas horas, o inchaço no olho esquerdo do piloto diminuiu e, aos poucos, ele já consegue abri-lo, enxergando. Fora isso, o brasileiro responde coerentemente perguntas em três idiomas, interage e reconhece a todos.

"Só boas notícias hoje", comemorou o médico particular do ferrarista, Dino Altmann. Hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Militar de Budapeste, Massa passou por uma cirurgia para a retirada de fragmentos ósseos do rosto e se recupera de fraturas na região da testa.

Na segunda-feira, houve uma polêmica quanto à recuperação total de Massa. O neurocirurgião Robert Veres declarou que ainda é cedo para qualquer prognóstico quanto à possibilidade de uma volta do brasileiro às pistas.

"A vida de Massa não está mais em perigo, mas ainda não é possível estabelecer certamente o quanto a lesão no olho esquerdo pode prejudicar a sua carreira", disse.

A declaração foi contestada por Dino Altmann, médico que foi a Budapeste acompanhar a recuperação do piloto a pedido dos familiares.

"A fratura no crânio atinge a cavidade ocular e não o globo ocular e nem o nervo óptico. Qualquer consideração a respeito da visão dele é pura especulação", rebateu Altman em entrevista à rádio Jovem Pan.

Apesar de muitas vezes ficar sonolento, efeito dos medicamentos em seu organismo, o vice-campeão mundial apresenta claros sinais de que nenhuma de suas funções cerebrais foi afetada.

Nesta terça-feira, Dino Altman também disse que Massa pode receber alta do hospital em até 10 dias. Uma transferência hospitalar para uma clínica de Paris ainda é tratada com cautela por médicos e familiares do piloto. Segundo o pai do brasileiro, Titônio, Massa pode deixar a UTI já nesta quarta-feira.

Acidente

No último sábado, Massa foi atingido por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e passou por cirurgia para retirada de fragmentos ósseos do rosto. O brasileiro também se recupera de fraturas na região do trauma.

Na última segunda-feira, Massa foi retirado do coma induzido de 48 horas, movimentou os braços, as pernas e respondeu a todos os estímulos, o que indica a princípio ausência de danos neurológicos. Desde então, o piloto não foi mais entubado.

Com informações da agência Gazeta Press.

Massa já consegue abrir olho esquerdo, diz médico:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra