Häkkinen compara batida de Leclerc a erro próprio em 1999: "Experiência muito difícil"
Mika Häkkinen lembrou de erro que cometeu no GP da Itália de 1999, que quase custou o bicampeonato, e comparou à batida de Charles Leclerc na França
LECLERC BATE NA FRANÇA E VERSTAPPEN ENCAMINHA TÍTULO DA F1 2022 | Paddock GP #297
O acidente de Charles Leclerc no GP da França do último fim de semana ainda reverbera. Desta vez, que tocou no assunto foi o bicampeão mundial Mika Häkkinen, que se viu na situação e lembrou de um famoso erro que cometeu na carreira: o acidente no GP da Itália de 1999 que quase custou o segundo título mundial.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Naquela ocasião, a temporada tinha apenas mais três corridas. Häkkinen liderava com um ponto de frente para Eddie Irvine e se aproximava do título com a vitória na Itália, mas errou sozinho, escapou do traçado em Monza e abandonou. Irvine empatou na liderança no caminho para as três últimas corridas. Häkkinen ainda foi campeão, mas por somente dois pontos. Aquele erro ameaçou o bicampeonato.
Leclerc, por outro lado, tentava se aproximar de Max Verstappen, mas o erro quando ocupava a liderança da prova ofereceu mais uma vitória fácil a Max.
"Todo mundo comete erros, mas esse foi público e muito custoso. Tive essa mesma experiência, por exemplo, quando saí da pista enquanto liderava o GP da Itália de 1999", recordou.
Mika Häkkinen se acidenta sozinho e abandona o GP da Itália de 1999 (Foto: Reddit)
"É uma experiência muito difícil. Você sabe o que fez, que jogou fora uma vitória e precisa aceitar a responsabilidade", falou.
"Charles é um piloto fantástico e guiou de maneira perfeita até a volta 18. Estava muito pressionado por Max, mas a Ferrari estava muito bem nas curvas rápidas, e ele conseguiu deixar a F1 para trás. A proximidade de Red Bull e Ferrari em Paul Ricard estava brilhante, mas o erro de Charles acabou com a briga", seguiu.
"Daí em diante, ficou fácil para Max. Ele controlou a corrida, cuidou dos pneus e deu um passo importante para conquistar o título do campeonato", avaliou.
Häkkinen aponta que é necessário agora que Leclerc saiba lidar com o erro.
"O importante é Charles responder ao erro. Como ele disse depois da corrida, perdeu 32 pontos por conta de erros em Ímola e Paul Ricard e não pode se dar ao luxo de continuar assim se for para vencer Max. E a Ferrari ainda teve problemas de estratégia e confiabilidade", seguiu.
"Mas o que importa mesmo é que reconheça que tem o talento e o carro necessários para vencer corridas e precisa focar nos pontos positivos e encarar cada fim de semana da maneira apropriada. Uma corrida de cada vez. É tudo o que você pode fazer, concentrar em cada corrida, focar em fazer tudo certo. Neste esporte, você precisa aprender sempre, trabalhar junto à equipe e fazer o que for que você precisar", finalizou.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 29 e 31 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria que encerra a primeira parte do campeonato.
LECLERC PRECISA APRENDER A SE PERDOAR APESAR DE ERRO NA F1 2022
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.