Em 25 de março de 1984, há exatos 30 anos, Ayrton Senna fazia sua estreia na Fórmula 1. Então campeão da F3 inglesa, Ayrton foi contratado para correr pela Toleman, estreando justamente no Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro). Em poucas voltas diante do público carioca, Senna teve uma atuação discreta e abandonou com problemas de motor.
Nos treinos de classificação, Ayrton Senna conseguiu o 17º lugar no grid, dez posições atrás da Brabham de Nelson Piquet
''O Toleman é um carro forte, resistente, mas atualmente, é um modelo de certa forma ultrapassado em termos de velocidade. Isso vai refletir em uma classificação. Na tomada de tempo, as possibilidades de a gente partir em uma posição de melhor destaque são muito difíceis'', previa Ayrton antes da corrida
Senna estava otimista para a prova do domingo, apesar de largar no bloco intermediário: ''durante a corrida, devido ao baixo consumo do meu motor Hart e da resistência do meu carro, as possibilidades de a gente ir ganhando posições volta a volta são muito grandes''
Logo na largada, Nelson Piquet (Brabham) e Johnny Cecotto (Toleman) ficaram parados, mudando as posições intermediárias
Grid de largada teve Elio de Angelis (Lotus) em primeiro, com Michele Alboreto (Ferrari) em segundo e Derek Warwick (Lotus) em terceiro
Michele Alboreto (Ferrari, número 27) aproveitou largada do pole position Elio de Angelis (Lotus, número 11) e assumiu a primeira posição
Prova sob sol forte teve Andrea de Cesaris (Ligier) largar dos boxes
Com um desempenho forte, Alboreto manteve primeira posição durante boa parte da prova
Antecessor de Senna na Toleman, Derer Warwick largou na terceira posição e foi mais um a superar Elio de Angelis na primeira volta
Nigel Mansell (número 12) também aproveitou perda de rendimento de Elio de Angelis na largada e passou o italiano da Lotus; De Angelis ainda perdeu o quarto posto para Nick Lauda
Mesmo com problemas, largada de Piquet foi aprovada por responsáveis da prova. ''Ele foi empurrado por pessoas que têm competência para empurrá-lo, que são os comissários de grid. Segundo o regulamento, nessa hora, só os comissários de grid podem empurrar um carro caso ele não largue'', disse Sérgio Luís da Silva, chefe do grid de largada
Na décima volta, Senna foi para os boxes da Toleman e fez sinal de que não tinha condições mecânicas de permanecer na pista
''O turbo compressor quebrou, parece. Alguma coisa aconteceu, porque o carro começou a vibrar bastante. Foi de uma hora para a outra'', analisou Ayrton Senna após deixar o carro nos boxes
Apesar de conquista a liderança logo no início da corrida, Alboreto abandonou; prova teve uma série de pilotos que não cruzaram a linha de chegada
Nick Lauda (foto), da McLaren, foi mais um a abandonar a prova; nomes como Derek Warwick (Renault), Nelson Piquet (Brabham), Teo Fabi (Brabham) e René Arnoux (Ferrari) também deixaram a pista
No fim, Alain Prost foi o campeão do GP do Brasil de Jacarepaguá; francês da McLaren foi festejado na TV brasileira com o Tema da Vitória, música que ficaria conhecida por festejar vitórias de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Prova no Autódromo de Jacarepaguá marcou abertura da temporada de 1984 da Fórmula 1; etapa teve Senna (número 19) como destaque