GP da Holanda: previsão do tempo aponta fim de semana de chuva em Zandvoort
Mais uma vez o protagonista do final de semana pode ser o clima, que pode embaralhar o grid para a corrida de domingo
A Fórmula 1 está de volta após a férias de verão e desembarca em Zandvoort para o Grande Prêmio da Holanda. Assim como nas últimas edições, o clima promete ser um dos grandes protagonistas do fim de semana, com previsão de chuva constante, temperaturas amenas e ventos fortes, o que no ambiente de qualificação e corridas, aumenta a dificuldade e também altera estratégias.
O primeiro dia de atividades deve ser marcado por tempo fechado e instável. A meteorologia aponta entre 5 e 15 mm de chuva ao longo do dia, com maior intensidade durante o segundo treino livre. A temperatura deve variar entre 16 °C e 21 °C, tornando o aquecimento dos pneus mais complicado de gerir.
A instabilidade continua no sábado, com nova frente fria trazendo mais chuvas pela manhã. O vento pode atrapalhar ainda mais os pilotos no TL3. Para a classificação à tarde, a expectativa é de uma pequena melhora, mas as chances de chuva permanecem acima de 40%. As temperaturas ficarão entre 16 °C e 18 °C.
O domingo também reserva emoção extra. A previsão indica chuva isolada pela manhã, o que lava a pista e tira toda a borracha acumulada. A partir do meio-dia, a tendência é de melhora gradual, mas ainda existe 40% de chance de precipitação durante a prova. A temperatura ficará na casa dos 19 °C, acompanhada de leves rajadas de vento.
A incerteza de chuva e pista molhada promete embaralhar estratégias e abrir espaço para surpresas. Pneus frios, mudanças rápidas nas condições de pista e o famoso vento de Zandvoort podem transformar a corrida, já que em condições de pista extrema, a diferença entre os carros costuma se nivelar.
Acompanhe a cobertura completa do GP de Zandvoort aqui no Parabólica.