0

GP às 10: Corrida de classificação na F1 2021: o que esperar das sprint races

Chefão da Fórmula 1, Stefano Domenicali revelou que está na fase final dos detalhes para os testes das chamadas corridas de classificação. É mais uma tentativa do Mundial em tornar as provas imprevisíveis. Por isso, o GP às 10 vai debater o novo plano da F1 e suas implicações

8 abr 2021
10h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
O GP do Bahrein foi o primeiro da temporada 2021
O GP do Bahrein foi o primeiro da temporada 2021
Foto: AFP / Grande Prêmio

Há muitos anos, a Fórmula 1 discute uma maneira de tornar as corridas mais imprevisíveis. E se isso é mais difícil de acontecer por meio dos regulamentos, especialmente devido ao poder de fogo das principais equipes e também na criatividade dos engenheiros, o jeito mais fácil seria o de mexer no formato da classificação - algo que já está na pauta do Mundial também há muitas temporadas, mas sem sucesso. Agora, no entanto, diante da chefia de Stefano Domenicali, existe uma vontade concreta de mudar a maneira como as posições do grid são definidas. Não foi fácil chegar a um denominador comum, mas o comando da F1 parece ter alcançado um entendimento.

O plano é usar três etapas da temporada 2021 para tentar as chamadas corridas de classificação. A ideia é que, na sexta-feira, haja um primeiro treino livre e uma classificação tradicional. Na manhã de sábado, acontece a prova de 100 km, sendo que o grid é formado pela sessão normal do dia anterior. O resultado dessa corrida ordena as posições para o GP de domingo. O objetivo é que essa prova adicional também tenha uma pontuação, para os três primeiros apenas.

As equipes demonstraram preocupação com os testes deste formato, porque temem um gasto excessivo. Mas o Liberty Media, grupo que detém a F1, deve promover uma compensação financeira.

A Fórmula 1 pretende testar esse modelo nos GPs da Inglaterra, em Silverstone, na Itália, em Monza, e no Brasil, em Interlagos. Por isso, o GP às 10 desta quinta-feira (7), com Victor Martins e Evelyn Guimarães, debate a ousada ideia do Mundial e suas implicações para o campeonato.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Grande Prêmio
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade