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Foi pra folia e não viu a F1 em Ímola? Confira como foi a corrida

Max Verstappen domina, em dia ótimo para a Red Bull e péssimo para a Ferrari e para Lewis Hamilton

24 abr 2022 - 12h26
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Verstappen celebra vitória em Ímola
Verstappen celebra vitória em Ímola
Foto: Red Bull / Divulgação

O carnaval fora de época tem levado multidões às avenidas e festas Brasil afora. Nessa época, é comum dormir tarde ou trocar o dia pela noite, seja para curtir a folia ou para trabalhar. Se esse é seu caso, ou se você simplesmente perdeu o GP da Emília-Romanha por qualquer outro motivo, aqui está nosso resumo da corrida realizada em Ímola.

Spoiler: Max Verstappen e Sergio Pérez foram os destaques positivos, enquanto a Ferrari e Lewis Hamilton foram o oposto. A Red Bull dominou o fim de semana e encurtou as distâncias tanto no campeonato de pilotos, com Verstappen, quanto no de construtores. Agora, Verstappen tem 27 a menos que Charles Leclerc, o líder, e volta à briga. A Red Bull chega a 113 pontos, ante 124 da Ferrari.

Hamilton, assim como na Arábia Saudita, não se encontrou com o carro. O heptacampeão não entrou no top 10 em momento algum e ainda sofreu com um pit stop ruim da Mercedes. Ele acabou preso atrás de Pierre Gasly no 14º lugar por mais de metade da prova e não conseguiu avançar.

Confira abaixo a descrição completa da corrida.

Largada com pista molhada

O clima instável tomou conta de Ímola nesse domingo. Depois de agitar as corridas de F3 e F2, a chuva se tornou protagonista pouco antes da largada da F1. Ela parou momentos antes do início da prova, sendo o suficiente para que todos optassem por largar com pneus intermediários. Mesmo assim, o céu cinza deixou uma dúvida: será que daria tempo de o asfalto secar totalmente antes de cair mais água?

Verstappen puxa a fila no começo da corrida
Verstappen puxa a fila no começo da corrida
Foto: Red Bull / Divulgação

A largada foi movimentada. Max Verstappen pulou bem e manteve a ponta. Charles Leclerc não foi tão bem, e perdeu posições para Sérgio Perez, que saiu de 3º, e Lando Norris, de 4º.

Logo atrás deles, ainda na primeira curva, Daniel Ricciardo tocou na traseira de Carlos Sainz, fazendo a Ferrari do espanhol rodar e atolar na caixa de brita. Fim de prova para ele. Ricciardo caiu para último, mas seguiu na prova. Mick Schumacher também destracionou, mas segurou a rodada, apesar de perder várias posições. Safety car acionado.

Sem Sainz, que abandona na primeira volta pela segunda corrida consecutiva, as esperanças da Ferrari eram inteiramente depositadas em Leclerc, agora o 4º. A Red Bull tinha cenário bastante favorável, com Verstappen à frente e Perez logo atrás para protegê-lo.

Disputas ao longo do pelotão

A relargada se deu na 5ª volta, sem alterações de posições. Na volta seguinte, Lewis Hamilton passou Fernando Alonso para ser 11º. Durante a disputa, o Alpine de Alonso desintegrou parte da carenagem lateral, deixando o radiador direito exposto. A equipe optou por chamar seu piloto para a garagem e recolher o carro. Fim de prova para Alonso, que segue sendo um inimigo da sorte em 2022.

Na volta 8, Leclerc despachou Norris, iniciando caça às Red Bull. Nesse momento, a distância para Perez era de 3 segundos.

Sergio Perez de pneus intermediários no GP da Emília-Romanha
Sergio Perez de pneus intermediários no GP da Emília-Romanha
Foto: Red Bull / Divulgação

George Russell colou em Kevin Magnussen para tentar tomar o 5º lugar. Magnussen fez jogo duro e se defendeu com afinco. Russell chegou a passar, mas espalhou e tomou o troco. Enquanto brigavam, Bottas chegou e entrou no bolo. Russell conseguiu efetivar a manobra na raça, na Variante Alta. Bottas fez a ultrapassagem na volta seguinte, na Rivazza.

Mais atrás, Hamilton, 11º, ficava preso no trenzinho formado por Tsunoda e Stroll. Ocon completava a fila de quatro carros.

Na volta 15, as equipes divergiam sobre quando a chuva viria. A pista secava, e era comum ver os pilotos saindo do traçado ideal para buscar água a fim de resfriar os pneus intermediários. Em minutos, a pista estaria boa para pneus de seco. Mas será que valeria trocar ou seria melhor esperar pela nova pancada de chuva?

Foto: Pirelli Motorsport / Divulgação

Colocando os pneus de pista seca

Daniel Ricciardo, o último após o enrosco na primeira volta, foi o primeiro a assumir o risco e parar para colocar pneus slick, médios, na volta 17. Vettel o seguiu na volta seguinte.

Leclerc colou em Perez em busca do 2º lugar. A Ferrari, malandramente, armou um pit stop para simular uma parada de seu piloto. A Red Bull mordeu a isca e Perez entrou no pit lane. Leclerc ficou na pista.

No giro seguinte, vários pilotos entraram. Uma confusão se formou no pitlane. A Mercedes fez uma má parada e Hamilton não só não conseguiu ganhar as posições de Stroll e Tsunoda, como perdeu lugar para Ocon, Gasly e Albon, passando a ser 14º. Durante sua saída da troca de pneus, o inglês tomou uma fechada de Ocon. A direção e prova entendeu que a Alpine soltou seu piloto de forma insegura e o puniu em 5 segundos.

Verstappen e Leclerc pararam na volta 20. Mesmo com uma parada não tão boa, a Ferrari conseguiu devolver seu piloto em 2º, à frente de Perez. Mas os pneus frios fizeram com ele saísse lento e Perez pudesse fazer a ultrapassagem na curva Villeneuve e retomar o 2º lugar. Leclerc não se deu por vencido e passou a andar colado em Perez nas voltas seguintes.

Mick Schumacher errou na Variante Alta, passando reto na chicane a rodando na volta à pista. Com o erro, o alemão caiu para último.

Hamilton tentando, sem sucesso, passar Gasly: a tônica da corrida do veterano
Hamilton tentando, sem sucesso, passar Gasly: a tônica da corrida do veterano
Foto: F1 / Reprodução

Hamilton sofrendo, Vestappen sobrando

Uma longa fila se formou com Tsunoda, o 9º, segurando Stroll, Ocon, Albon, Gasly, Hamilton e Ricciardo. Algumas tentativas de ultrapassagem surgiram, mas nenhuma efetiva a ponto de haver trocas de posições. Uma demonstração de como é difícil ultrapassar em Ímola sem o DRS, afinal, com a pista ainda úmida, o uso do dispositivo ainda não havia sido liberado.

Verstappen liderava sem sustos, empilhando uma sequência de voltas mais rápidas da corrida. Na volta 33, a distância era de mais de 10 segundos para Perez. O mexicano tinha 2 segundos sobre Leclerc, que, por sua vez, andava 15 segundos à frente de Norris. O top 10 se seguia com Russell, Bottas, Vettel, Magnussen, Tsunoda e Stroll.

Ricciardo, que havia sido o primeiro a parar para colocar pneus de seco, também foi o primeiro a parar pela segunda vez, colocando outro jogo de médios. Com a parada, o australiano caiu para 18º, último. O DRS foi liberado na volta 35, mas isso não ajudou a gerar mais ultrapassagens.

Na abertura da volta 41, Verstappen deu uma volta em Hamilton. Algo emblemático e ilustrativo. As coisas mudam rápido na Fórmula 1. Pouco mais de 5 meses atrás, os dois disputavam o título ponto a ponto. Agora, a Mercedes tem ritmo constrangedoramente mais lento que a Red Bull...

Leclerc erra e perde terreno
Leclerc erra e perde terreno
Foto: F1 / Reprodução

Tsunoda se descolou da fila que ele mesmo havia causado e partiu para o ataque para cima de Magnussen, conquistando a 8ª posição na volta 48. Enquanto isso, Hamilton tentava, tentava e tentava passar a AlphaTauri de Gasly, mas o francês sempre se defendia com a asa aberta por estar perto de Albon e nada acontecia. A cena se repetiu por mais de 15 voltas.

A segunda parada e o erro de Leclerc

Na volta 50, Leclerc parou novamente para colocar pneus macios e tentar algo diferente. Com a parada, ele perdeu a posição para Norris, mas a recuperou na mesma volta. A Red Bull respondeu, fazendo a mesma coisa com Pérez, marcando a estratégia do monegasco. Verstappen seguiu a mesma linha, para evitar sustos.

Leclerc errou na Variante Alta ao perseguir Pérez, rodou e tocou a proteção de pneus. Ele voltou à pista para trocar o bico e os pneus, e caiu para 9º, atrás de Norris, Russell, Bottas, Tsunoda (que havia conquistado mauis uma posição), Vettel e Magnussen. Decepção total para a torcida ferrarista, alegria generalizada na Red Bull.

Verstappen e Perez comemoram no pódio
Verstappen e Perez comemoram no pódio
Foto: Red Bull / Divulgação

Leclerc, mesmo com carro “não ótimo”, em suas palavras, conseguiu ganhar as posições de Magnussen, Vettel e Tsunoda, diminuindo o prejuízo com um 6º lugar.

Nas voltas finais, o risco de chuva voltou, mas não chegou a se concretizar. Bottas colou em Russell para brigar pelo 4º lugar, mas o inglês se segurou e manteve a posição.

Verstappen chegou a sua 22ª vitória na carreira, e fechou fim de semana perfeito: pole, vitória na sprint, vitória de ponta a ponta na corrida principal e volta mais rápida. Com os 34 pontos somados contra apenas 8 de Leclerc, ele encurtou a distância para 20 pontos e volta à briga pelo campeonato.

Perez e Norris fecharam o pódio, seguidos por Russell, Bottas, Leclerc, Tsunoda, Vettel e Magnussen.

A F1 retorna daqui duas semanas, na corrida inaugural da categoria em Miami, EUA, no dia 08 de maio.

O resultado final do GP da Emília-Romanha de F1
O resultado final do GP da Emília-Romanha de F1
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
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