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FIA propõe mudança no regulamento da F1 2023 para acabar com quiques

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem anunciou intenção da entidade de apresentar mudanças no regulamento técnico visando ao ano de 2023, para acabar com o problema do porpoising na F1

9 ago 2022 - 09h48
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Na tentativa de acabar com os quiques na F1, a FIA vai propor mudanças no regulamento
Na tentativa de acabar com os quiques na F1, a FIA vai propor mudanças no regulamento
Foto: AFP / Grande Prêmio

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Em uma ação que promete gerar respostas dentro do paddock da F1, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayen, anunciou que a entidade vai atualizar o regulamento técnico da categoria já visando ao ano de 2023. As mudanças serão apresentadas no próximo Conselho Mundial de Automobilismo, que acontece ainda nesta semana, e se somam às propostas já feitas pela federação para tentar resolver o porpoising ainda este ano.

A FIA tem vivido uma verdadeira quebra de braço em relação às regras que visam evitar os quiques, pois algumas equipes — a Red Bull principalmente — entendem a medida como um meio de equilibrar o pelotão. Por outro lado, a entidade e os times que apoiam a mudança enxergam a situação como uma necessidade de segurança.

— Red Bull questiona "imposição sem consulta" da FIA e diz que quiques "não afetam todos"

Mohammed Ben Sulayem está disposto a alterar o regulamento para o ano que vem (Foto: Reprodução/FIA)

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"Tendo discutido o problema do porpoising com todos os 20 pilotos da F1 e os dez chefes de equipe, estou feliz em confirmar que vamos apresentar atualizações para o regulamento técnico de 2023 no Conselho Mundial de Automobilismo desta semana para resolver isso, em adição às medidas que já foram tomadas para o restante desta temporada", postou Sulayem no Twitter.

As primeiras medidas às quais Mohammed se refere entram em vigor já na Bélgica, primeira corrida do calendário após o retorno de férias da F1, e prometem regular o nível de oscilação vertical dos carros — o que revoltou Christian Horner, chefe da Red Bull, que acredita ser "muito tarde" para haver uma alteração nas regras. A FIA, por outro lado, vê uma questão de segurança no assunto.

Em reunião realizada ao término do GP da Áustria, a FIA passou a exigir um aumento de 25 mm na garganta do difusor, o alargamento das bordas do assoalho, testes de deflexão lateral mais rigorosos e o uso de um sensor mais preciso que possa medir os quiques. Informações dão conta de que Ferrari, Red Bull, AlphaTauri, Alfa Romeo, Haas e Williams são as equipes que se colocam à frente para desafiar as mudanças da FIA.

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