F1:Hamilton elogia freios da Ferrari após liderar TL2 em Baku
Hamilton liderou o TL2 do GP do Azerbaijão e destacou ajustes que deram confiança na frenagem com a Ferrari.
Lewis Hamilton terminou a sexta-feira no topo da tabela em Baku, superando Leclerc por apenas 0s074 no segundo treino livre. O heptacampeão atribuiu o desempenho ao trabalho da Ferrari em ajustes de freios, que finalmente lhe trouxeram resultados em um circuito marcado por curvas de 90 graus.
No TL1, Hamilton havia ficado apenas em 13º, descrevendo a sessão como “uma bagunça” pela falta de confiança nas frenagens. Com mudanças antes do TL2, o cenário mudou: “Consegui realmente abrir uma grande vantagem em termos de ganho de potência nos freios. Estou muito feliz em ver o progresso, e isso só mostra a direção que estamos seguindo como equipe”
Leclerc, que tem quatro poles seguidas em Baku, admitiu que poderia ter se esforçado mais nos treinos e alertou sobre o ritmo da McLaren. “Parece que a McLaren está em outro mundo, literalmente. E acho que as pessoas ficarão muito surpresas amanhã porque Lando não completou algumas voltas que foram muito, muito impressionantes”
O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, também aprovou o ritmo inicial em Baku, mas pediu cautela diante da incerteza sobre combustível e motores rivais. “A McLaren não conseguiu completar uma volta rápida, mas eles também foram rápidos”, afirmou, “ Mercedes provavelmente não usou o motor em todo o seu potencial, o que significa que a situação de amanhã será a mesma que vimos esta manhã, com todos muito próximos.”
Com McLaren vista como referência e Mercedes ainda incógnita, a Ferrari sai da sexta-feira em boa posição, mas sem certezas. Para Hamilton, no entanto, a evolução nos freios já é um sinal claro de que o time está no caminho certo na temporada de 2025.