Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Verstappen brilha na hora decisiva e é pole no México

Lewis Hamilton se destacou por boa parte da sessão de classificação, mas Max Verstappen foi quem brilhou nos minutos finais e cravou a pole

29 out 2022 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen no treino livre para o GP do México
Max Verstappen no treino livre para o GP do México
Foto: Red Bull / Twitter

Max Verstappen segue imbatível na F1 em 2022. No classificação para o México, parecia haver competição à altura. A Mercedes chegou forte na altitude do Autódromo Hermanos Rodriguez, e Lewis Hamilton chegou a liderar o Q1 e o Q2. Mas o atual bicampeão não deu chances a seu antigo rival no Q3, o momento decisivo, e garantiu a pole, com volta de 1min17s775.

Hamilton foi ainda superado por seu colega George Russell, que havia liderado os treinos livres 2 e 3 e mostrado a força da Mercedes. Russell vinha em volta com potencial de pole nos instantes finais, mas errou no último setor e teve de se contentar com o 2º lugar.

Sergio Perez, ídolo local, terminou no 4º lugar. As Ferraris decepcionaram, com Carlos Sainz terminando em 5º e Charles Leclerc em 7º. Valtteri Bottas, desde o começo da sessão, esteve bem, e terminou num bom 6º posto com a Alfa Romeo. Fecharam o top 10 Lando Norris, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Confira no detalhe como foi a classificação para o GP do México.

Lewis Hamilton no treino livre para o GP do México
Lewis Hamilton no treino livre para o GP do México
Foto: Mercedes / Twitter

Hamilton encaixa boa volta e lidera Q1

Perez foi o primeiro dos favoritos a ir à pista. Cada passagem em frente a uma arquibancada soava como um gol do México. Sua volta de 1min20s408 não foi tão boa, mas suficiente para a 1ª posição nos minutos iniciais. Verstappen fez 1min19s222 pouco depois, superando não só Perez, mas as Ferrari de Leclerc e Sainz e a Mercedes de Hamilton. Bottas fez boa volta, pulando para 3º ainda na metade do Q1.

A 1 minuto do fim, os pilotos na zona de eliminação eram: Stroll, Mick Schumacher, Albon, Vettel e Latifi. Conforme as voltas finais foram sendo completadas, restaram eliminados Schumacher, Vettel, Stroll, Albon e Latifi.

Hamilton encaixou boa volta com o cronômetro zerado: 1min19s169, apenas 0s053 melhor que Verstappen, e subiu para a ponta. O top 10 seguiu com Leclerc, Bottas, Sainz, Russell, Perez, Norris, Tsunoda e Ocon.

Carlos Sainz no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México
Carlos Sainz no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México
Foto: Ferrari / Twitter

Com vantagem mínima, Hamilton mantém a ponta no Q2

A Mercedes manteve a boa forma no início do Q2. Hamilton fez 1min18s552, com Russell vindo logo depois, ínfimos 0s013 atrás. Bottas também seguiu em alta, ficando em 3º após todos terem completado suas primeiras tentativas.

Perez, ainda sem conseguir se encontrar em sua corrida local, se via na zona de eliminação quando todos voltaram para a garagem antes de calçar pneus novos. Além dele, Tsunoda, Zhou, Gasly e Magnussen estavam de fora do top 10 e sem vaga no Q3. O Checo, na pressão para se classificar, se antecipou aos rivais para aproveitar a pista vazia. Deu certo: sua volta foi suficiente para alavancá-lo ao 3º posto.

Hamilton acabou mesmo na 1ª posição. Chamou a atenção a mínima diferença entre os cinco primeiros. Ele, Sainz, Russell, Verstappen e Perez ficaram separados por apenas 0s063. De Hamilton para Sainz, a diferença de 0s008 – virtualmente nada. Sinal de que o Q3 seria decidido no detalhe, com vários candidatos.

Os eliminados foram Ricciardo, Zhou, Tsunoda, Gasly e Magnussen.

George Russell no Autódromo Hermanos Rodruguez, no México
George Russell no Autódromo Hermanos Rodruguez, no México
Foto: Mercedes / Twitter

Verstappen aparece na hora que mais importa

Nas primeiras saídas do Q3, Verstappen brilhou: com volta de 1min17s947, ele foi o primeiro a entrar na casa de 1 e 17. Russel fez o 2º tempo, 0s132 atrás do holandês. Hamilton veio no mesmo ritmo, mas teve sua volta deletada por ultrapassar os limites de pista.

Assim como no Q2, Perez saiu antes dos demais para ir de cara para o vento. Ele melhorou o próprio tempo, mas não saiu do 3º posto. Verstappen subiu a marca para 1min17s775, e não foi mais alcançado. Russell errou, mas manteve o 2º lugar. Hamilton ficou com o 3º tempo, três décimos acima da marca de Verstappen.

Fecharam o top 10 Perez, Sainz, Bottas, Leclerc, Norris, Alonso e Ocon.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade