F1: Mesmo com batida, Leclerc faz a pole para a corrida sprint
Charles Leclerc bate em sua volta final, mas não tem tempo superado e larga em 1º na sprint, depois de ser pole também na corrida principal
O fim de semana do GP do Azerbaijão marca a estreia de um novo formato de disputa da Fórmula 1. As corridas sprint já não são novidade, mas a forma como ela é encaixada no evento, sim. A partir dessa etapa, há uma sessão de classificação dedicada à sprint, que não influencia na corrida principal.
Depois de a classificação oficial acontecer na sexta-feira, com a pole de Charles Leclerc, da Ferrari, os carros voltaram à pista para uma nova classificação, mais curta, chamada “sprint shootout.
Há algumas diferenças no modelo de disputa. No “SQ1” dura 12 minutos, e o uso dos pneus médios é mandatório. Dos 20 carros, 15 avançam para o “SQ2”, que dura 10 minutos e deve ser feito com compostos macios. No “SQ3”, participam os 10 melhores em uma disputa de apenas 8 minutos, também sempre com macios.
O formato é outro, mas o pole é o mesmo. Leclerc foi o mais rápido novamente, garantindo o 1º lugar do grid duas vezes no mesmo fim de semana. O monegasco chegou a bater em sua última tentativa de volta rápida, mas contou com a sorte (e com o desgaste dos pneus macios dos adversários) para não ter seu tempo superado e continuar no 1º posto mesmo após o incidente.
Como foi.
O SQ1 teve a sequência Leclerc, Verstappen e Hamilton no top 3. Nos instantes finais, Logan Sargeant colocou seu Williams no muro no setor 2, causando uma bandeira vermelha e o fim antecipado dessa parte da sessão. O americano estava se classificando à segunda, mas, com os danos do carro, não foi à pista. Além dele, ficaram de fora: Zhou, Bottas, Tsunoda, Gasly e de Vries.
O segundo trecho da sessão, chamado de SQ2, teve uma inversão entre os dois primeiros. Verstappen ficou à frente de Leclerc, com Perez, Alonso e Hamilton fechando o top 5. Os eliminados foram Piastri, Hulkenberg, Ocon e Magnussen. Sargeant, apesar de oficialmente participar da etapa, nem foi à pista em razão de sua batida momentos antes e ficou com o 15º tempo. Destaque para o vácuo providencial de Alonso para Stroll, que foi fundamental para o canadense passar de fase.
O SQ3 começou com Leclerc forte, fazendo a melhor volta em sua primeira tentativa, à frente de Perez e Verstappen. Nos instantes finais, ninguém queria ser o primeiro da fila e correr o risco de ficar sem vácuo. Perez foi quem acabou puxando o trenzinho, apesar de melhorar seu tempo, não conseguiu sair da segunda posição.
O tempo de Leclerc não foi superado, e o monegasco conquistou sua segunda pole no mesmo fim de semana. O piloto da Ferrari bateu em sua volta final, quando tentava melhorar seu próprio tempo. Ele errou na curva 5 e foi de frente para a barreira de pneus. Foi curiosa a cena do carro estacionado na posição 1 do parque fechado com a dianteira destruída.
Os 10 primeiros foram: Leclerc, Perez, Verstappen, Russell, Sainz, Hamilton, Albon, Alonso, Stroll e Norris. A largada da corrida sprint é nesse sábado, às 10h30.