F1: FIA toma ações para evitar trânsito na saída dos boxes
Para evitar repetição dos problemas na saída dos boxes que aconteceram em Singapura e México, FIA muda orientação para Interlagos
Depois dos acontecimentos nos boxes em Singapura (especialmente com Max Verstappen) e no México, a Direção de Prova da F1 resolveu agir para evitar a repetição das “barreiras” na saída dos boxes.
Nas instruções da Direção de Prova referentes ao GP de São Paulo, entre vários itens, o Diretor Niels Wittich incluiu um item específico para este caso, intitulado “Shooting and Qualifiying” (classificação da Sprint e Classificatório para a corrida).
Para evitar o “engarrafamento” e “travadas” na saída dos boxes, ficou estabelecido que, além dos pilotos não poderem dirigir lentamente de propósito (e para este caso foi trazido novamente o tempo mínimo de volta), nestas duas sessões eles devem obedecer um espaço entre o sinal de saída dos boxes e a segunda faixa do Safety Car.
Aqueles pilotos que quiserem andar mais lentos ou ainda fazer o teste de lasrgada, devem fazê-lo do lado esquerdo da pista, deixando espaço no lado oposto para quem quiser ultrapassar.
Já que as regras não deixam clara a proibição do atravancamento na saída dos boxes, a Direção de Prova vai buscando suas soluções. A ver como serão as próximas etapas.