F1: Dono da casa, Piastri é o melhor no TL3
O australiano, nascido em Melbourne, ficou à frente do segundo colocado, George Russell e Max Verstappen em terceiro
Oscar Piastri fez o melhor tempo do final de semana, com uma volta de 1min15s921. Fecharam o pódio George Russell e Max Verstappen. Leclerc, Antonelli, Sainz, Albon, Hamilton, Tsunoda, Lando Norris e o brasileiro Gabriel Bortoleto completaram o top 11.
Os destaques da sessão ficaram com a dupla da Williams, que parece ter acertado o carro para a Austrália. Carlos Sainz e Alexander Albon marcaram o sexto e sétimo melhores tempos.
Confira abaixo como foi a última sessão de treinos livres em Melbourne:
Ollie Bearman, que não participou do TL2 por conta de um acidente no TL1, foi o primeiro a ir para a pista na última sessão de treinos livres do final de semana. Minutos depois, ele foi parar na brita novamente, gerando uma bandeira vermelha, mas sem danos aparentes ao carro.
A sessão retornou com 48 minutos restantes no relógio, e a maioria dos pilotos foi à pista apenas para reconhecimento.
Jack Doohan marcou a primeira volta cronometrada, com 1min19s221, seguido por Ocon, 0s800 atrás. A dupla da Red Bull foi junta para a pista, mas Lawson tirou o pé por conta de um problema técnico. Verstappen concluiu a volta e marcou o melhor tempo, com 1min17s632. Sainz, de pneus duros, anotou o quarto melhor tempo.
Logo em seguida, foi a vez das McLarens irem à pista. Norris fez o quinto melhor tempo, 1s atrás de Verstappen. Piastri, por outro lado, roubou a primeira posição, com 1min17s298. Leclerc completou sua primeira volta cronometrada e fechou em quarto.
Chegamos à metade do TL3 com o brasileiro Gabriel Bortoleto marcando o quinto melhor tempo, mas logo foi superado. Pouco depois, George Russell fez o melhor tempo, com 1min16s402, seguido por Verstappen, Leclerc, Hamilton e as duas Williams, com Albon e Sainz.
Faltando cerca de 20 minutos, as McLarens retornaram para a pista, com Lando Norris marcando o segundo tempo após errar no segundo setor. Piastri marcou o nono tempo.
Os últimos minutos da sessão foram movimentados, com os pilotos querendo acertar o setup para a qualificação mais tarde. Verstappen melhorou seu tempo, fazendo o melhor tempo em todos os setores e finalizando a volta com 1min16s002, apenas 0s075 mais rápido que Piastri. Gabriel Bortoleto surpreendeu e marcou o nono tempo, menos de 1s atrás de Verstappen.
A 10 minutos do fim do TL3, Leclerc fez seu melhor tempo e ficou em sexto, atrás da dupla da Williams. Kimi Antonelli, que estava fora do Top 10, fez um bom tempo e pulou para quarto, marcando o melhor tempo no último setor. Hamilton também melhorou sua marca, anotando 1min16s500 e ficando em oitavo. Dono da casa, Oscar Piastri fez o melhor tempo do final de semana, com 1min15s921.
Após isso, não houve mais mudanças e o top 10 fechou com: Piastri, Russell, Verstappen, Leclerc, Antonelli, Sainz, Albon, Hamilton, Tsunoda e Norris. Gabriel Bortoleto fez o 11º tempo.
A próxima vez que os carros forem à pista é pra valer: a classificação acontece no sábado, às 2h da manhã (horário de Brasília), e a corrida será no domingo, à 1h.